segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Diferentes, porém iguais

Eles são realmente iguais. Só que um é mais “macho” que o outro, tem mais coragem, assume suas idéias ditatoriais e não diz que não sabia de nada quando lhe pegam no contrapé. Estou falando de dois presidentes sul-americanos. Um com formação militar e outro, sindicalista. Um dá um golpe atrás do outro e não esconde o que quer. Já o outro, tanto quanto o primeiro, quer ser presidente eternamente, mas não tem coragem suficiente para dizer à nação que encomendou aos aliados e companheiros de partido, uma manobra suja para obter pelo menos um terceiro mandato.

A semelhança entre os presidentes Hugo Chávez e Luiz Inácio Lula da Silva é grande. O líder venezuelano não gosta da imprensa e detonou a maior emissora de televisão de seu país. O brasileiro - que deveria ser o maior defensor dos jornais e dos jornalistas, pois foi feito pela mídia - tentou impor um Conselho Nacional de Imprensa para censurar os que lhe apontam os erros, persegue editores e meios de comunicação que não caíram na falácia daquela turma que enchia os pulmões para dizer que o governo deles “não rouba nem deixa ninguém roubar”, mas acabou denunciada por formação de quadrilha e outros crimes.

O venezuelano - que Lula chama de democrático - já inventou um tal de referendo e o presidente brasileiro sonha com um dispositivo que lhe permita realizar um plebiscito e dele obter autorização para mudar a Constituição e assegurar a si o direito de disputar pelo menos um terceiro mandato. Só que Lula não tem peito para isso e age na surdina. Diz ao país que nem pensa nessa possibilidade, mas trabalha na calada da noite para conseguir seu intento. Sendo assim, que tem um presidente democrático como Lula, não precisa de um ditador.


Lista para multar

Um assessor do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT) deixou escapar essa semana que na mesa do secretário de Trânsito, Leandro Cruz, existe uma relação com algumas placas de carros para serem multados tantas vezes possível forem, mesmo que seus motoristas não tenham cometido qualquer infração.

Disse mais: a placa do carro do titular deste jornalista é a primeira da lista. Bobinho esse secretário, né? Será que ele pensa que está acima da lei?


Sob encomenda

Bocas de aluguel - a serviço do prefeito Lindberg Farias e do deputado federal Rogério Lisboa - continuam espalhando por Nova Iguaçu o boato de que o deputado Nelson Bornier não será candidato em 2008. Já Bornier afirma que só não disputará a Prefeitura de Nova Iguaçu se Deus não quiser.


Aliança forçada

Quem não tem cão, caça com gato. É o que o prefeito de Mesquita, Artur Messias (PT), terá de fazer para tornar um pouco menos dura a disputa eleitoral. Artur deverá ter como candidato a vice um nome do PDT do ex-prefeito Framínio Gonçalves, mas terá de dobrar outros pedetistas.


Nem pensar...

Envolvido no trabalho para ampliar o PTB na Baixada, o ex-deputado Fernando Gonçalves encontrou tempo para dizer que não haverá nenhuma aliança com força suficiente para tirar de sua legenda o direito de lançar candidatura própria à Prefeitura de Mesquita. Então ta!


Mais um

A sucessão do prefeito Farid Abrão ganha mais um interessado. O deputado Alessandro Calazans também está de olho na Prefeitura de Nilópolis. Os outros dois pré-candidatos são Sérgio Sessim e o ex-prefeito e ex-deputado Manoel Rosa, o Neca.


De orelha a orelha

Quem esteve com o deputado Edson Ezequiel no último final de semana foi contagiado pela alegria dele. É que o parlamentar foi informado de pesquisa encomendada pelo PMDB dando conta de que se o candidato a prefeito pelo partido for ele, a vitória seria logo no primeiro turno.


Sem adversário

O prefeito de Itaguaí, Carlos Bussato, o Charlinho, corre risco de entrar para a história como o primeiro a ser reeleito sem esforço. É que os dois adversários mais fortes, os ex-prefeitos José Sagário e Benedito Amorim, ainda não decidiram concorrer. Nos bastidores está sendo costurado um acordo que pode unir os três na mesma administração a partir de janeiro de 2008.

0 comentários: