quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

“Turbulência” em Teresópolis

O prefeito interino Arlei Rosa (PMDB), teve um crescimento histórico em apenas três anos. Em 2008 foi o segundo vereador mais votado com 2.218 e dois anos depois tornou-se presidente da Câmara, com o apoio de oito dos 12 vereadores. No ano passado, com o afastamento do prefeito Jorge Mario (PT) e a morte do vice, Roberto Pinto, o Robertão (PR), Arlei assumiu interinamente a Prefeitura. Com um jeito humilde de fazer política e com grandes apoios - como o do governador Sérgio Cabral, do presidente regional do PMDB, Jorge Picciani e do prefeito de Magé, Nestor Vidal (PMDB) -, Arlei é um dos principais candidatos à disputa deste ano.

Com sérios problemas na Justiça, o ex-prefeito Mário Tricano (PP) é outro. Desgastado com a prisão recente e com as “ligações perigosas”, Tricano continua afirmando que manterá o nome para disputar a eleição. Derrotado em 2008 pelo médico Jorge Mario (PT), ele começou a “ressurgir” na política local depois da desastrosa gestão do já prefeito do PT. Especialistas afirmam que Tricano não poderá ser candidato devido à Lei da Ficha Limpa. É esperar para ver se o ex-prefeito bem conhecido nas páginas policiais terá problemas para registrar sua candidatura.

Visto como “terceira via” e apontado pelos próprios correligionários como “eterno suplente”, o deputado Nilton Salomão corre risco de perder até para o desgastado Tricano, se continuar do jeito que está. Salomão conhece o sabor da derrota: em 2008 Nilton foi candidato a vice na chapa do PMDB, junto com José Carlos Faria, terceiro colocado na disputa. Hoje, um dos grandes problemas de Salomão é sua legenda, o PT, que deixou muitos teresopolitanos com “medo” depois da gestão complicada de Jorge Mário, marcada por denúncias de corrupção e desmandos administrativos. Nilton não tem votos para disputar uma Prefeitura e se seu desempenho for ruim, o deputado poderá ter problemas para sua reeleição a Alerj em 2014, já que há anos enfrenta dificuldades para se eleger deputado, ficando sempre na suplência.

19 comentários:

Anônimo disse...

Esse Prefeito Roberto Pinto (Robertão) foi o mesmo que fez o movimento em 1993 para a criação do Município de Guapimirim, onde o Nelson e o Ailton era contra?

O OBSERVADOR

Anônimo disse...

Interessante, o falecido Prefeito de Teresópolis Roberto Pinto “O Robertão” que promoveu a separação de Guapi de Magé, pensava em ser Prefeito em Guapi. Na época 92/93 ocupava o cargo de Deputado Estadual.

O seu sonho se concretizou, mas muito breve, pois morreu 2 dias depois de assumir a prefeitura de Teresópolis, deixando a cidade a ver navio ou a ver barranco.

Digo que para Guapi foi bom, pois a cidade melhorou muito, mas para Magé não foi, pois levou o seu símbolo que é o Dedo de Deus e o Vale das Pedrinhas.

Não sei se pela Lei, o Município de Guapi poderia colocar um símbolo que era de Magé na sua bandeira, mas veremos posteriormente.

Agora sacanagem foi Teresópolis colocar também o Dedo de Deus como símbolo na sua bandeira sendo esse patrimônio pertencente a Magé.

Roubaram o nosso símbolo, mas Deus está zangado com vocês!

Será que esse símbolo vale alguma coisa para os Mageense? Se não vale, porque esses dois municípios usaram o nosso símbolo?

Cidade Magé

Anônimo disse...

NA DÉCADA DE 70 FOI VOTADO NA CÂMARA DE MAGÉ, UM MANIFESTO QUE ERA CONTRA A ENTRADA DA CHINA NA ONU. ORA NÃO CABE A CÂMARA DE VEREADORES TAIS COMPETÊNCIA, MAS FOI FEITO OU PELO MENOS FOI DIVULGADO PELO BRASIL O NOSSO MANIFESTO. FOI UMA PIADA GERAL.

ESSES GOVERNANTES QUE PASSARAM POR MAGÉ, NUNCA PERCEBERAM QUE O DEDO DE DEUS ESTAVA NOS NOSSOS LIMITES E NÃO SERIA POSSÍVEL UM MUNICÍPIO VIZINHO FAZER UMA BANDEIRA E COLOCAR O NOSSO SÍMBOLO.

SE MAGÉ TIVER QUE FAZER UM OUTRO BRASÃO, QUE TAL COLOCARMOS A GRANJA COMARY NA NOSSA BANDEIRA?

NO JOGO DE XADREZ AS PEÇAS TEM DUAS CORES: AS BRANCAS E AS PRETAS. SERÁ QUE É CORRETO AS BRANCAS TER UM REI ESCURO E O PRETAS TER UM REI BRANCO.

NÃO PEGOU BEM O NOSSO DEDO ESTÁ NAS MÃOS DE MUNICÍPIO VIZINHO.

O JOGADOR DE XADREZ

Anônimo disse...

Teresópolis coloca o Dedo na Bandeira, Guapi leva o Dedo e Petrópolis diz que a 1ª ferrovia foi lá. Acho que colocaram 3 canos em noises.

Será que levaram só isso?

Marizia

Anônimo disse...

Dizem que nos Colégios Americanos ensinam que a Amazônia não é mais brasileira e sim dos Americanos. Como o povo brasileiro reage? Como ninguém aqui em baixo da serra se pronunciou a esse escândalo que estamos sabendo agora, através desse blog. Antigamente, ficava até mais difícil, pois até hoje não temos uma biblioteca. É o preço da desinformação. Vão tirando as referências de um Município e o povo perde a identidade até ao ponto de eleger famílias que tem como objetivo nos manter na ignorância. Maria do Socorro.

Anônimo disse...

Boa Tarde Elizeu !

Gostaria de afirmar que o Deputado Nilton Salomão é sem dúvida um deputado íntegro , atuante em Teresópolis , Magé e outros municípios.
Somente em Magé onde obteve 2.900 votos , para esse ano fez 08 Emendas orçamentárias já provadas onde vão beneciar e ajudar em muito a Magé e ao nosso Prefeito Nestor Vidal .
Em Teresópolis são inumeras Emendas orçamentárias inclusive foi relator da CPI que denunciou seu colega de Partido , onde esta foi presidida pelo ótimo e digno deputado Luiz Paulo Correa da Rocha .
Na hora certa toda a verdade aparecerá e certamente e o povo Teresopolitano votará no homem e não em Partidos políticos .

Anônimo disse...

Teve um anônimo que escreveu sobre o pedágio, dizendo que o povo Mageense não teria a mesma sorte que Teresópolis.

Escreveu que acabaram com o Pedágio e foi por influência de pessoas de alto escalão, coisa que por aqui não temos.

Quer dizer o esforço do Dr. Dark era em vão.

Depois de tomar conhecimento dos fatos, vou bater umas fotos de carros importados e dizer por aí que é meu. As mulheres bonitas que aparece na globo vou também dizer que é minha namorada. Acho uma deselegância muito grande de um Município como Teresópolis colocar no seu brasão/bandeira algo que não lhe pertencia. Não vou dizer que foi roubo, pois seria deselegante, mas o que foi? Mageense chateado.

Anônimo disse...

Um vídeo com seis soldados uniformizados dança uma versão funk do hino, que é um símbolo nacional. Os soldados aparecem bem à vontade.
A gravação foi parar na internet e foi assunto em Dom Pedrito, cidade de 40 mil habitantes no sul gaúcho. “Acho lamentável alguém que está em uma organização nacional dar um mau exemplo como esse”, diz Alexsander Barreto, comerciário. Por causa da repercussão, os próprios soldados retiraram o vídeo da internet.
Um promotor da Justiça Militar estadual explica que o desrespeito ao Hino é mais grave quando parte de um militar “Para os militares, sejam eles ou estaduais ou federais é algo sagrado, inclusive em todas as solenidades militares há um momento especial onde a bandeira é saudada, e o Hino sempre cantado com todo respeito, quando inclusive não se pode cruzar os braços, todos nós sabemos disso, em sinal de respeito e devoção porque isso simboliza o povo brasileiro”, declara Luiz Eduardo Azevedo, promotor/Justiça Militar do Estado.
Será que em Magé esse sinal de respeito e devoção chegou, ou foi levado para sempre com os ZZ´s. Pegou muito mal para a cidade de Teresópolis colocar a figura do Dedo de Deus na sua Bandeira.

Anônimo disse...

ERROS QUE LEVARAM DAVI AO PEDADO.

Tem um texto na bíblia que Davi Rei de Israel estava no seu palácio e de repente apareceu uma bela mulher tomando banho na sacada da sua casa.
Como a mulher tinha belas curvas a desejou, vocês podem adivinhar o que aconteceu. Se quiser ler todo o texto veja 2 Samuel 11 em diante.
Comparo Davi ao povo de Teresópolis que via todos os dias aquele monumento exposto todos os dias exibindo as suas lindas curvas que é o Dedo de Deus.
Cabe ressaltar que a bela mulher Bate-Seba não era mais vista pelo marido que estava na frente de batalha defendendo o próprio Rei Davi.
O Dedo de Deus, também não era vista por nós Mageense na sua totalidade, mas o povo de Teresópolis tinha o privilégio de vê-lo todos os dias. Entretanto para Davi e para Teresópolis restava somente se contentar em ver e não se apossar daquilo que não lhe pertencia.
Davi se ferrou todo e espero que o seu filho Salomão dê um jeito nessa cidade.

Marcia Ramos disse...

Caro Elizeu, boa noite.

Gostaria de me reportar a Maria do Socorro que escreveu às 12:50:
Prezada Maria, você tem razão sobre não existir em funcionamento uma Biblioteca Pública em nosso município. Trata-se de um grave problema cultural que dentro em breve será reparado. A Fundação E. Cultural de Magé já tomou todas as providências no sentido devolver a Biblioteca Municipal Renato Peixoto a comunidade.Também estamos em processo de registro de uma nova solicitação junto à Fundação Biblioteca Nacional para que instalemos outra unidade em Magé.Nossa previsão é que em 30 dias no máximo, estaremos devolvendo este importante Equipamento Cultural para a comunidade. O prefeito Nestor Vidal, preocupado com essa e outras questões culturais, tem se empenhado muito para que consigamos em definitivo introduzir Magé no mapa da cultura do Brssil.Muitas ações estão em andamento e dentro de 10 dias a Fundação estará abrindo seu atendimento ao público.Estaremos divulgando todas as informações no SITE da Prefeitura ou se preferir, entre em contato conosco através do email:
fundacaocultural@mage.rj.gov.br

Um abraço
Marcia Ramos
Fundação E. Cultural de Magé

Anônimo disse...

Elizeu, bom dia. O seu blog é realmente o máximo!Impressionante! Uma pessoa(eu)q há bem pouco tempo, tinha medo de passar perto de Magé. Hoje,sou a primeira a defender esta cidade. E fico a cada dia mais indignada c/os fatos absurdos, relatados. E gostaria de ve-los resolvidos, ou no mínimo, bem explicados.Então vejamos: 1º Teresópolis coloca o Dedo de Deus na sua bandeira/brasão.O marketing do seu turismo é todo em cima do Dedo de Deus; 2º Guapimirim, Idem, explorando até na letra do samba no carnaval carioca; 3º Petrópolis, projeto da 1ª ferrovia. De q maneira tudo isto foi realizado? O povo tomou conhecimento? Sou leiga no assunto. Vou procurar me informar. Mas, bandeira, brasão, hino, eu sempre respeitei e respeito muito. Até de time de futebol, imagine quando se trata da minha cidade, do meu país. Já imaginou se os EUA, resolve colocar na sua bandeira o nosso ORDEM E PROGRESSO? O que iríamos fazer? Deixar prá lá? É nosso e eles é que vão lucrar com isto? E a nossa glória, o nosso orgulho? Como fica? Ficamos somente com as "coisas" ruins? As boas os outros municípios disfrutam? Creio q foi o caso de Magé. Mageenses, é hora de rever os conceitos.
Turma preparada, desta vez Magé tem. E fiquem alertas p/os novos acontecimentos.
Fiquei feliz com a notícia q a Sra. Marcia Ramos deu a anônima Maria do Socorro, q a Biblioteca Pública voltará funcionar em Magé. Apesar de ser vizinha de Magé, também me sinto contemplada, obrigada.
Esperança

Anônimo disse...

A Márcia com a D. Alcília, através do Governo Nestor e da Fundação, podem ajudar muito a Magé com essa biblioteca, pois resgatará a nossa História.

Dois livros não podem faltar nessa biblioteca:

1. Magé Terra do Dedo de Deus, de Renato Peixoto e;

2. A Revolta da Armada de 06 de setembro de 1893 de Alcindo Guanabara.

Magé foi o único Município que o Exército teve que intervir por 2 vezes e ainda tem Municípios vizinhos que acham que nós somos otários.

Obrigado Elizeu pelo Blog que é um veículo de comunicação importante para o nosso povo, a Márcia e D. Alcília, que já estão viabilizando esse local que fará que os Mageense viajem na sua verdadeira História. Aliás nós temos História, quem não tem...

Geraldo Vargas

Anônimo disse...

NÓS PASSAMOS POR VÁRIOS ANOS INDO PARA TERESÓPOLIS PARA TER UM ATENDIMENTO MÉDICO NOS HOSPITAIS. O NESTOR SABE DISSO, POIS SE NÃO FOSSE POR ELE VÁRIOS MAGEENSE TINHAM MORRIDO.
O QUE CAUSOU ESSE DESASTRE TODO POR AQUI? OS MAGEENSE ELEGEMOS POR VÁRIOS ANOS PREFEITOS DE FORA QUE NÃO TINHA CONHECIMENTO DA NOSSA HISTÓRIA. FICAMOS ASSIM, SEM SEM AMOR A TERRA (TORRÃO). A TRADIÇÃO, AS NOSSAS CORES, MUDAVA A CADA MANTADO, POIS CADA PREFEITO QUE VINHA, PINTAVA AS CORES QUE LHE AGRADAVAM NOS POSTES E MEIO-FIOS. INVENTARAM VÁRIOS SÍMBOLOS, “M COM SOL”, “DOIS BONEQUINHOS” E DESPREZAVAM O NOSSO BRASÃO E A NOSSA BANDEIRA.
COMO JÁ FOI MENCIONADO APRENDÍAMOS COM PROFESSORES QUE VINHAM DE OUTROS MUNICÍPIOS E CLARO, ELES NÃO CONHECIAM A NOSSA HISTÓRIA.
ESPERO QUE OS PROFESSORES ATUAIS MUNICIPAIS APRENDAM A NOSSA HISTÓRIA PARA ENSINAR OS QUE ESTÃO VINDO, POIS OS DA MINHA IDADE SÓ ESTÃO APRENDENDO LENDO ESSE BLOQ QUE É UMA AULA DE HISTÓRIA.
PELO MENOS O DEDO CONTINUA SENDO O DEDO DE DEUS, NÃO TROCARAM AINDA.
PARABÉNS PELO BRASÃO DE MAGÉ, ESTÁ SENDO EXALTADO NESSE GOVERNO.

Anônimo disse...

O Estatuto do idoso, de iniciativa do Projeto de lei nº 3.561 de 1997 de autoria do então deputado federal Paulo Paim, foi fruto da organização e mobilização dos aposentados, pensionistas e idosos , resultado de uma grande conquista para a população idosa e para a sociedade.
Vou solicitar ao Paulo Paim, que apresentem um projeto do Estatudo do Município Idoso para protejer e defender as cidades antigas que já não podem se defender de filhos ingratos (Teresópolis e Guapimirim).

Anônimo disse...

Quando vejo alguém gritar pelo seu direito, fico muito contente, ainda mais quando esse grito é em Magé. Em outros assuntos vejo algumas pessoas começando a se soltar, inclusive até querendo colocar a culpa em alguém. Até essas pessoas que perderam a boca quando entram no blog, fico satisfeito, pois está fazendo uma coisa que vem do nosso nascimento, chorar e berrar. Fico bastante pensativo a inércia dos Mageense que vê tudo e pensa que não é com ele. Muitos viram essas aberrações e nem moveram uma palha. Quando vemos um buraco na rua e não providenciamos o seu conserto, o buraco vai aumentar e certamente um dia cairemos nele. A vida é assim Mageense, ou ficamos na Luz ou nas Trevas da Liberdade. O que queremos? Quem se beneficiou com essa falta de Municipalismo do nosso Povo? É hora de mudar essa História, ou resgatarmos a nossa História.

Anônimo disse...

Não sei se o Elizeu é Mageense, mas se não fosse a sua coragem, estaríamos amordaçados, algemados, ferrados, etc, e ainda contente por receber migalhas. É por isso que Municípios vizinhos nos acham bobos, gente estúpidas. Só pode ser, para retirar símbolos importantes, devem achar alguma coisa da gente.

Parabéns pelo Blog.

Mulheres de Niteroi disse...

Amigo Eliseu, estive lendo alguns comentarios, sobre o Dedo de Deus, estar postado na bandeira de Teresópolis. Desde de pequena que frenquento Magé e sempre soube, que esse lindo ponto turístico era de Magé, será que o povo Mageense não esta vendo que ficar no anonimato e calados a tantas coisas acontecendo no municipio e ninguém fala, nem se incomodam.
Hoje estão tirando de vocês para alguns só um simbilo, amanhã será mas e mas e se ficarem calados...
O que será da proxima vez?
Município com tantas belezas mas poucos conhecem."Aqueles que não apoiam coisa alguma, caem por qualquer coisa."

Anônimo disse...

Quando trabalhava em Magé escutei uma estória assim. Tinha uma barraquinha que vendia cachaça e o sujeito pedia: quero uma Manitú, bebia e deixava um pouco no copo. O dono da barraca tinha embaixo um latão de 20 litros e jogava o resto da bebida na lata. Um outro pedia quero a marca Pitú, sobrava jogava na lata. Um outro pedia a marca Pau Pereira, sobrava jogava o resto na lata. Tinha um que pedia só 51 "A Boa Idéia", sobrava jogava na lata.Um dia o latão ficou cheio de resto de várias marcas. Pegou uma garrafa misturou tudo e jogou dentro da linda garrafa e escreveu: "Rabo de Galo". Não é que tinha gente de montão que só bebia o Rabo de Galo.
Será que Magé é igual a essas pessoas que bebem Rabo de Galo que é uma mistura de várias marcas.
Se tivéssemos tomado uma posição a respeito desse valioso símbolo na época, será que a CRT estava cercando o nosso povo com pedágio? Será que a CRT e outros tem o povo Mageense como bêbado.
Gostei da participação do anônimo Mulheres de Niterói. A diferença entre Magé e Niterói e que vocês em cada esquina tem um colégio, uma faculdade e aqui em Magé um boteco vendendo coisas desse tipos.

Um forte abraço ao povo de Niterói e nos ajudem a sair dessa prisão chamado MEDO.

Anônimo disse...

hee, hee, hee, O Povo de Teresópois nem quer mais entrar no assunto referente a eles. Botaram o galho dentro e sumiram. Também roubamos o espaço deles. ki, ki. E eles tem um candidato que tem 3 canos. quá, quá. Mexe com NOISES, Deuso não gosta. Estou confiando na sabedoria do SALOMÃO.