terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Nem gregos nem troianos

Nossos leitores de Magé representam, em média, 11% da audiência diária do elizeupires.com. Isso é uma enormidade e tento corresponder da melhor forma possível, levando a esse público as informações das quais disponho. Os leitores de Magé formam, sem dúvida, um público distinto. É participativo e é o que mais comentário faz, mas, infelizmente, é também o que tem mais dificuldade em aceitar a informação como ela é. Uma parte desse público comporta-se, por exemplo, como se eu pudesse moldar o fato para melhor agradar.
 Ontem os leitores mageenses representaram mais que o dobro da minha audiência média local: 23% dos acessos foram feitos em Magé, mas boa parte desse público entendeu a principal notícia do dia – o edital do concurso – como um fato que pudesse ser moldado para agradar uma ou outra categoria. Amigos, eu dou a notícia. Eu não faço notícia. Tem gente achando que os horários das provas devem ser mudados para que possam fazê-las para uma ou mais funções e até pensam que eu posso conseguir isso. Pior:  tem quem ache que o edital está errado porque não prevê essa readaptação de horário. Também tem aqueles que, de uma hora para outra, viraram especialistas no assunto e querem fazer um edital particular. “Tem de ser assim desse jeito...” “Não, eu prefiro dessa forma...”
A mensagem que mais me chamou a atenção ontem foi a de um leitor que disse que entrará na Justiça para cancelar o concurso por conta do item que o valida por mais dois anos a contar da sua homologação. Esse “entendido” não sabe que a prorrogação é prática comum e legal. Ele deu outra demonstração de que “entende” mesmo do assunto quando argumentou: “Caro Elizeu Pires. Se esse concurso está sendo feito de forma emergencial por que terá validade por dois anos?”. Quem foi que disse que essa emergência existe? O concurso está realizado para consertar uma ilegalidade e quando se prorroga concurso por dois anos é para que possam ser chamados aqueles que foram classificados além do número de vagas oferecidas. Por exemplo: se Maria da Silva ficou no 451º lugar para Professor II e dentro do prazo de validade do concurso surgir mais umas 10 vagas, ela e as outras nove candidatas classificadas na subseqüência poderão ser chamadas para trabalhar sem serem obrigadas a fazer outra prova.

36 comentários:

Anônimo disse...

BOA TARDE!ACREDITO QUE AS PESSOAS QUE IRÃO FAZER ESSE CONCURSO SABEM LER E ESCREVER.PORTANTO,NÃO ENTENDO TANTO BLÁ-BLÁ-BLÁ!!!!GENTE! VAMOS PARAR DE TANTA BESTEIRA E GASTAR ESSAS HORAS ESTUDANDO O QUE PUDER ,ISSO SIM!!!ATÉ MAIS ELIZEU...

Anônimo disse...

Boa tarde Elizeu.
Nem Jesus agradou a todos, e você também não conseguirá agradar.Continue fazendo sua parte como jornalista e cidadão.Estou muito feliz pelas mudanças que estão por vir, porém , estou de olho.Se este concurso de alguma forma mostrar algum tipo de irregularidade, estarei aqui em blog para pedir sua ajuda.

Anônimo disse...

ELIZEU TENHA COMPAIXAO DESSE POVO ,FORAM ANOS DE ESCRAVIDAO E DIDATURA.....

Anônimo disse...

É bom gastar tempo estudando interpretação de texto, porque as coisas realmente não vão muito bem nesse aspecto. Parece que quanto mais se tenta explicar mais se confunde! Abraços, e vamos ESTUDAR!

Anônimo disse...

Boa Noite,
Como os ZZs, colocaram algumas pessoas Mageense bitoladas. Por onze anos não há concurso. Se Nestor Vidal, está fazendo o Concurso é por Lei, que toda Prefeitura tenha concurso, não é invençao e falatório de tanta besteira, vamos estudar Mageense; para terem seus empregos garantidos.
Se Núbia foi cassada por não cumprir ordem Administrativa. As coisas mudaram. Votamos na mudança. Vamos ao que interessa estudar para passar.
Valeu concurseiros.

cascao disse...

aqueles q tem boa formaçao nao precisam temer,os q estao por indicaçao com formaçao precaria podem começarem a procurar outra profiçao,o concurso e fato.

Anônimo disse...

Boa noite a todos. Desculpem-me, mas paciência tem limite. Dirijo-me ao imbecil que já me mandou umas dez mensagens hoje, cada uma mais idiota que a outra e termina reclamando de que não publico e que só posto o quero. Cara, se identifique. Eu sou o Elizeu Pires e você, quem é. No meu trabalho mando eu e se não gosta do que faço, não perca seu precioso tempo me lendo. Abraços a todos e fiquem com Deus.

Anônimo disse...

Boa noite Elizeu! Fiquei triste em sabe que não haverá isenção da taxa, mas se fizeram assim só nos basta aceitar e pagar ja que pretendemos fazer o concurso.

Rita Lobo disse...

Entendo seu desabafo, tem muita gente chata mesmo que não se dá nem o trabalho de ler toda a matéria e já começa a reclamar.

Como você mesmo disse, o povo mageense não apenas lê seu blog mas também comenta... e muito!
Mas não é apenas o povo mageense que lê seu blog. Percebo sempre comentários de pessoas ligadas ao governo atual se manifestando aqui.
Isso é muito bom pois seu blog se tornou o elo entre o povo e seu representante.

O concurso é algo sonhado há muito tempo. Quem se dedica a concursos conhece as principais bancas organizadoras, tem suas preferidas e aquelas que não gosta.
A tendência dos concursos atuais é contratar organizadoras não muito conhecidas dos concurseiros mas às vezes isso não dá muito certo. Não tenho conhecimento mas sinto que algumas coisas poderiam ser revistas, como por exemplo, o horário ou até mesmo a data das provas para professor I e professor II.
Vários municípios colocam em horários diferentes justamente para que as pessoas possam fazer as duas provas. Aumenta a margem para o candidato e o lucro para a prefeitura.
Erro de digitação no edital que suprimiu a parte falando sobre professor de espanhol e colocou na parte de especialista.
A maioria dos concursos para o magistério são flexíveis para alguns cargos, como o de especialista, pois muitos que possuem licenciatura em qualquer área e pós-graduação em pedagogia podem se inscrever. Infelizmente esse é o meu caso! Estava pensando em fazer para professor II, professor de história e se desse, para professor especialista, pois tenho pós-graduação em pedagogia. Agora só posso fazer para um cargo apenas...

Anônimo disse...

no concurso tem interpretaçao de texto, se as pessoas nao conseguem entender o que o elizeu escreve, com certeza nao conseguirao fazer uma boa prova.

um abraço amigo elizeu

DEUS É FIEL disse...

BOA NOITE ELIZEU. CARO AMIGO ESTAS PESSOAS QUE ESTÃO LOTANDO O BLOG DE BESTEIRAS É PORQUE NÃO TEM CAPACIDADE DE FAZER O CONCURSO E QUEREM UMA DESCULPA PARA MOSTRAR SUA FALTA DE SABEDORIA. CONCURSO NELESSSSSSSSSSSS

ESTUDEMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

Anônimo disse...

Boa noite. Estou entrando por aqui só para esclacerer uma parte do que a leitora Rita Lobo comentou. Os órgãos públicos não arrecadam dinheiro com os concursos. As taxas são recolhidas nas contas bancárias das instituições que preparam o concurso. O dinheiro é para custear o concurso. Abraços a todos e fiquem com Deus.

Anônimo disse...

Boa noite SR.Elizeu Pires, gostaria de saber se quem ta cursando o ultimo ano de formação de professores pode fazer o concurso?E se eu passar e for chamado antes de terminar o meu curso?

Luiz Leardinny disse...

Prezado Eliseu, talvez esse elemento nunca tenha feito concurso algum e também não sabe ler um edital, manda ele ir pastar já que não quer estudar.

Att, Luiz Leardinny

Anônimo disse...

Elizeu, boa noite.

Existe um problema de memória gravíssimo em algumas pessoas aqui em Magé.
Em 10 de Agosto de 2010 Nestor assumiu a prefeitura com o claro compromisso de reordenar uma cidade totalmente desacreditada e destruída pela corrupção.
Já em Setembro a Procuradoria iniciava os tramites para cumprir as obrigações firmadas junto ao MP em relação ao concurso.
No mês de Outubro você publicou 04 textos falando que o concurso seria realizado.
Em inúmeras vezes o prefeito declarou que o concurso iria acontecer. Mas, vamos retroceder um pouco:
Anderson Cozzolino, quando prefeito interino, assinou um Termo de Ajustamento de Conduta que obrigava o município a realizar o concurso. Mas, o que é TAC? Porque isso?
Na definição límpida e simples do Procurador Marco Antonio Zaellato:
“O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC),também conhecido como Compromisso de Ajustamento de Conduta, há quase 20 anos, tem sido um instrumento de resolução negociada de conflitos envolvendo direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos muito utilizado pelos órgãos públicos de defesa do consumidor,principalmente pelo Ministério Público.A utilização do TAC é feita, por excelência, no âmbito extrajudicial, nos autos de inquérito civil ou procedimento similar instrumento destinado a investigar lesão ou perigo de lesão a interesses ou direitos difusos,coletivos ou individuais homogêneos de consumidores.O objeto do TAC é prevenir, fazer cessar ou buscar indenização do dano aos interesses acima mencionados.Quando o escopo do TAC é prevenir ou fazer cessar dano aos interesses em questão, a obrigação a ser assumida é de fazer (obrigação positiva) ou não fazer (obrigação negativa ou de abstenção).”
Então, Nestor cumpre uma determinação jurídica, no caso o TAC que está amparado numa Lei Federal que defende os interesses da população, no caso realizar um concurso público que 3 gestores anteriores cometeram a imoralidade de não fazê-lo e pessoas discordam disso? Essas pessoas acham que vivem na Coréia do Norte, onde não existem direitos civis? Minha conclusão é que o objetivo é tumultuar irresponsavelmente, apenas isso.
Façamos a nossa parte, informar corretamente, discutir civilizadamente, criticar responsavelmente e, se for o caso apresentar propostas alternativas coerentes.Como já disse aqui no seu blog, “o resto são sombras de árvores alheias”.
Abraço grande

Funcionária esclarecida. disse...

Boa noite, amigo Elizeu!
As pessoas estão desesperadas, pois não levaram a sério que haveria concurso e utilizaram o seu tempo em coisas vãs e não estudando para se preparar. Mas a vida é assim, como dizia um falecido amigo meu: " Quem vai pro mar se prepara em terra", então aos que estudaram: Boa Sorte, e aos que não estudaram estudem pois o tempo da servidão acabou. Não ligue para os comentários maliciosos que fazem a seu respeito, pois a crítica destrutiva é a ARMA DOS INCOMPETENTES!
Boa noite, sou concursada e não vejo bicho de sete cabeças em suas postagens, você apenas noticia as coisas como elas são. Pois a oportunidade favorece a mente preparada. Então queridos, preparem-se.

PRA FRENTE MAGÉ !!!! disse...

ELIZEU,

HOJE FOI O PRIMEIRO DIA DE INSCRIÇÕES, ACREDITO QUE A GRANDE MAIORIA FOI FEITA PELA INTERNET, POIS TIVE INFORMAÇÕES QUE ALGUMAS PESSOAS FORAM NO SAGUÃO DA PREFEITURA E A ATENDENTE MANDOU O USUÁRIO FAZER PELA INTERNET, EM PIABETÁ FOI DIFERENTE, AS PROFISSIONAIS DA FUNCAB, ATENDERA, A TODOS QUE FORAM TIRAR SUA DÚVIDAS E FIZERAM AS INSCRIÇÕES E A EMISSÃO DAS BOLETAS, VISTO QUE, ALGUMAS PESSOS QUE QUEREM CONCORRER A CARGOS DE ENSINO FUNDAMEN TAL INCOMPLETO REALMENTE NÃO SBEM MANUSEAR UM COMPUTADOR. ELIZEU ATUALMENTE DEVEMOS TER UMAS 500 PESSOAS TRABALHANDO COMO GARIS, SERVIÇOS GERAIS, ENFIM SÃO PESSOAS HUMILDES QUE EM FUNÇÃO DE UMA POLITICA ASSISTENCIALISTA ADOTADA DURANTE DÉCADAS EM MAGÉ, NÃO TIVERAM ACESSO A UM TREINAMENTO DE INCLUSÃO DIGITAL, MUITO MENOS INFORMAÇÕES CONCRETAS PARA PARTICIPAREM DE AÇÕES DE ELEVAÇÃO DE ESCOLARIDADE. PRECISAMOS AJUDAR ESTAS PESSOAS SIM. POIS FORAM ELAS COM REVOLTA E VONTADE DE MUDAR QUE AJUDARAM E CONTRIBUIRAM PARA OS MAIS DE 80 MIL VOTOS QUE TIVEMOS, ABANDONA-LAS AGORA SERIA UM SUICIDIO, PRECISAMOS NOS UNIRMOS E DE ALGUMA FORMA QUE SABE UM POUQUINHO MAIS PRECISA AJUDAR ESSE COLEGA QUE ESTÁ DESAMPARADO.... NÃO PODEMOS JULGAR NINGUÉM, SE TEMOS FORÇAS PRECISAMOS DIVIDI-LAS, ASSIM TENHO A CERTEZA QUE CONTRUIREMOS UMA MAGÉ MELHOR PARA TODOS !!!!

VAMOS TODOS JUNTOS, PRA FRENTE MAGÉ, SALVE NOSSA SELEÇÃO !!!!

ABRAÇOS A TODOS,

ELIZEU VC É IGUAL AO ZAGALO, VÃO TER QUE TE ENGOLIR !!!!!!!!!

Anônimo disse...

21:05 e isso ponto final.

Robson! disse...

Amigos leitores!
Os candidatos até podem se escrever sem ter concluído o curso inerente ao cargo que está pleiteando, porém quando aprovado, no ato da chamada o candidato deverá ter concluído o seu curso OK!

Anônimo disse...

Só fiquei triste por não abrirem o concurso para professor I e II em horários diferentes.
Isso poderia ser feito, sim. Fazer o que? Manda quem pode, obedece quem tem juízo!

Anônimo disse...

um abraço Elizeu Pires. MAGE NO RUMO SERTO

Anônimo disse...

Quanta besteira Elizeu, as pessoas perdem tempo se preocupando com coisas que nao sao de sua competencia, o concurso tao esperado esta aiagora e estudar e nao ficar procurando desculpas. Valeu prefeito e isso que precisamos, respeito aos funcionarios um abraço Elizeu, AH! e quem nao ta satisfeito com o edital, é so nao fazer o concurso ta!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

E isso ai elizeu.

Anônimo disse...

DESCULPA ELIZEU,MAS VC É A NOSSA ÚNICA FONTE DE COMUNICAÇÃO.POR ISSO AS VEZES AS PESSOAS ACABAM JOGANDO EM VC TODAS AS SUAS ANGÚSTIAS.AO COMENTÁRIO DA RITA DAS 20H01M.EU TAMBÉM ME ENCONTRO NESSA MESMA SITUAÇÃO.NÓS NÃO QUEREMOS MUDAR A LEI,SE BEM QUE ALGUMAS VEZES PERCEBEMOS ESTA LEI BEM LONGE DO NOSSO MUNICIPIO.EU GOSTARIA DE INVES DE ESTAR AQUI ESCREVENDO NO SEU BLOG,QUE TIVESSE ALGUÉM NO MUNICIPIO QUE OUVISSE NOSSAS INSATISFAÇÕES EM RELAÇÃO AO CONCURSO.VC PODE ACHAR Q NÓS RECLAMAMOS DE TUDO,MAS N É BEM ASSIM.SOMOS PESSOAS ESCLARECIDAS E ACOSTUMADAS A FAZER CONCURSO EM VÁRIOS MUNICIPIOS E ATÉ ESTADOS.
1ªO VALOR DA INSCRIÇÃO ESTÁ ALTÍSSIMO;
2ª O HORÁRIO DE 25H PARA O PROFESSOR DO 2ºSEGMENTO,PESQUISEI E,EM MUNICIPIO NENHUM É ASSIM.
3ªUM PROFESSOR TER O MESMO SALÁRIO QUE AS PESSOAS DE APOIO.
4ª QUEM TEM PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR,NÃO PODER FAZER PROVA PARA PEDAGOGIA.
5ª NÃO TER BIBLIOGRAFIA.FICA DIFICIL VC ENTRAR COM RECURSO.
6ªCOBRAR DENTRE TANTOS CONTEÚDOS NOÇOES DE INFORMÁTICA.
PESQUISEI E IMPRIMI VÁRIAS PROVAS DA FIRMA REALIZADORA DO CONCURSO E LAMENTO INFORMAR QUE SÃO PROVAS DIFICILIMAS.OLHA QUE ESTOU ESTUDANDO HÁ MAIS DE UMA ANO.FUI A 8ª COLOCADA EM NITERÓI,E EMBORA CONTINUE ESTUDANDO COM AFINCO NÃO SEI SE CONSEGUIREI SER APROVADA NA CIDADE QUE NASCI,MORO E AMO.DESCULPE PELO DESABAFO.

Anônimo disse...

No filme Garrincha a Estrela Solitária teve um episódio que narrava a personagem de Elza Soares lendo trechos dos Jornais, cito: Assaltaram o Banco no Centro do Rio, Assassinaram um taxista, Desastre de ônibus, Esfaquearam etc.

A Elza insistia que o nosso Mane Garrincha, tinha que aprender a ler e escrever.

O Garrincha levantou e falou: “Elza você quer que eu aprenda a ler, para ler essas porcarias”.

Bem, todos sabem que o Mané não era letrado e pagou por isso, pois não tinha como administrar o seu dinheiro e morreu pobre e solitário.

Qual foi o motivo do Governo passado, não aplicar concursos em Magé ?

A minha mulher já esta aposentada e foi retirada da Direção de um modo não ortodoxo pelos ZZ´s, pois não incentivava a ida de pessoas a Comícios.

Falei: “Faz o concurso, pois você tem curso superior, mestrado e tem tempo para estudar e não estamos com a corda no pescoço”.

Mostra aos antigos governantes, que você tem competência. Estude e passe em 1º lugar.

A primeira coisa que levei para casa foi a Lei Orgânica do Município de Magé e logo quando cheguei, pegou a Lei e começou a estudar alto e passei a ouvir os itens da referida Lei.

Veio-me na cabeça,: “É isso que eles não queriam que soubéssemos”. Essa Lei!

Com a realização do Concurso, os Mageense vão ter que estudar e principalmente a Lei Orgânica e vão ficar sabendo o dever de cada pessoa: do Prefeito, do Vice-Prefeito, dos Secretários, etc.

No meu, ver até vereador precisa estudar essa Lei, pois deram demonstração de não ter o seu conhecimento.

Liberdade e Democracia está em nossas mãos. Vamos estudar, pois se você não passar, pelo menos você se tornará um Cidadão Mageense conhecedor da Lei e vai começar a cobrar atitudes.

O Governo passado escondeu o saber e queria que você morresse como um mané, como aconteceu com o nosso MANÉ.

Geraldo Vargas

Anônimo disse...

O Municipio de Magé é referencia histórica na formação do Estado do Rio de Janeiro e consolida uma tradição positiva de lutas de seu povo pelo aprimoramento da democracia e em direção a conquistas importantes para o progresso do povo fluminense.
Emblemática é a ultima conquista eleitoral, libertando o municipio de uma nódoa política que não fazia honra à tradição política fluminense. O concurso municipal, esquecido há décadas, inaugura um modelo de transparencia administrativa neceessário à transição para o desnvolvimento economico e social de Magé, Essa oportunidade de transitar para uma administração profissional e despida do ranço do coronelismo e do nepotismo político merece ser sustentada em direção à outras mudanças reclamadas na área social e de participação orçamentaria. Hora do povo de Magé tomar em suas mãos o leme da transformação e da recuperação de sua memória cidadã. Antonio Menezes

Anônimo disse...

Amigo Elizeu, em duas coisas eu concordo com o(a) anônimo(a) das 09:26, realmente o concurso de Magé está super salgado. Para você ter uma idéia, o Concurso de Macaé, que paga salário de 2.700,00 a professor I, tem inscrição no valor de 45,00 reais. Outra coisa super errada é não publicar a bibliografia. Como o candidato irá embasar sua reclamação caso não concorde com a resposta dada a questão? A meu ver, amigo Elizeu, isso pode levar a questionamentos judiciais sim. Em um concurso, não se pode fazer reclamações em cima de coisas abstratas e sim concretas, e essa divulgação se fazia necessária. Temos que ter um embasamento teórico que nos leve a uma conclusão. Abraços amigo.

Anônimo disse...

eu concordo com os anonimos, que questionam essa intituição realizadora do concurso, está faltando esclarecimentos aos candidatos, sem falar nos valores cobrados, para salários tão baixos. acredito que a prefeitura poderia ter escolhido outra instituição para a realização do mesmo, tendo em vista que logo de cara o edital já saiu com erros, isso não é um bom começo, para quem quer fazer a coisa séria!

Anônimo disse...

NÃO CONCORDO COM OS VALORES COBRADOS NAS TAXAS DE INSCRISÃO, E TAMBÉM COM OS SALÁRIOS, NÃO É DESMERECENDO NINGUÉM, MAIS É ABSURDO UMA PESSOA QUE NÃO COMPLETOU NEM O FUNDAMENTAL, TER O MESMO SALÁRIO QUE UM TÉCNICO COM ENSINO MÉDIO, COMPLETO. DEVERIA SER REVISTO ALGUMAS QUESTÕES DESSE CONCURSO, OU VAI GERAR PROBLEMAS FUTUROS COM CERTEZA. E VAMOS ACABAR PAGANDO E NÃO LEVANDO.

Anônimo disse...

VEJO AQUI MUITAS PESSOAS DESMERECENDO AS OUTRAS, E TEM GENTE QUE SE ACHA, E ESCREVE CERTO DESSA FORMA SERTO! ACHA QUE VAI PASSAR NO CONCURSO ASSIM? HUMILDADE NÃO FAZ MAL A NINUÉM.

Cria do roncador disse...

Pessoal, a banca não é obrigada a divulgar bibliografia, e ao contrario do que muitos pensam isso é bom para nós. Se alguma questao tiver respostas aceitas por mais de um autor, e voce tenha como provar isso, a questão é anulada. Mas ao preguiçosos vai uma dica, estude sobre a banca, que saberá qual autores ela usa. Voces reclamam demais, choram demais, a inscriçao para concursos de uns tempos para ca aumentou muito, farei prova do degase esse mes e paguei 70 reais a nivel medio. Deixem de arrumar picuinhas pequenas tentando achar erro no concurso, esta tudo sendo de maneira coerente, nada agradará a todos. Mas os desconfortaveis, existem varias opções, inumeros concursos abertos, por favor, nao atrapalhem o concurso da minha querida cidade. No edital nao tem subitem pedindo para o edital ser do seu agrado. Vao estudar!

Moisés disse...

Quando se diz aque a validade do concurso é de dois anos podendo se prorrogado, ele deve ter entendido que aqueles que foram aprovados só aficariam empregados por 2 anos ou um pouco mais.

Anônimo disse...

Nossa como gostamos de reclamar, antes era porque não tinha concurso agora é como deveria ser o concurso, amigos deixemos de reclamar tanto e vamos estudar porque, ja que não conhecemos a banca gastemos o nosso tempo procurando conhecer. Boa sorte a todos.

Anônimo disse...

Cascão pelo amor de Deus antes de criticar o modo que as pessoas estão prestando serviço ao município, se é por indicação ou não,fato este que não diz se somos capacitados ou não, por que concurso público não mede capacidade de ninguém,visto que, se vc for concursado, deveria voltar para à escola, pois deve ter faltado as aulas de ortografia .Aprenda a escrever pelo amor de Deus. A palavra é profiSSão e não profiÇão. Se for concursado agradeça muito a Deus,pois depois dessa.

DEUS É FIEL disse...

BOA NOITE ELIZEU E ESTOU AMANDO ESTE CONCURSO E VER PESSOAS DESESPERADAS PARA APRENDER O ABC ATÉ O DIA DO CONCURSO.ISSO É O QUE SE APRENDE QUANDO O CARGO É DE INDICAÇÃO E NÃO POR CAPACIDADE.CONCURSO ABENÇOADO.

Anônimo disse...

MAGÉ NO RUMO CERTO!! Para o anônimo das 8:18...