Essa semana, Bárbara, minha mais nova seguidora de Magé, me fez recordar de uma citação africana, um provérbio que minha sábia vó Maria costumava repetir para exemplificar o resultado positivo que poderia ocorrer se os vilipendiados todos resolvessem se unir numa reação inesperada contra os opressores: “Quando o rebanho se junta o leão vai dormir com fome”.
Bárbara mora há pouquíssimo tempo em Mauá, mas já percebeu que os metidos a poderosos de Magé adoram pisar no povo, nessas ovelhinhas que são tosquiadas o tempo todo, mas se limitam a exprimir um gemido fraco que não ecoa de jeito algum.
Pois é, Barbara, que bom seria se essas ovelhinhas se unissem. Jamais seriam tosquiadas. Os “pastos” seriam verdes e abundantes, as fontes seriam cristalinas e nenhuma delas morreria de fome ou sede.
Essas ovelhinhas precisam se inspirar no provérbio africano, pois a união do rebanho realmente obriga o leão a ir dormir com fome. O que não pode é o rebanho continuar, a cada eleição, colocando um leão no trono.
0 comentários:
Postar um comentário