segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Uma parceria de verdade

O prefeito de Magé, Nestor Vidal, assina hoje à tarde, com a Caixa Econômica Federal, Petrobras, Ministério das Cidades e Fundação Getúlio Vargas um convênio que vai beneficiar bastante o município. A proposta é ajudar as cidades no entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que está sendo implantado pela Petrobras em Itaboraí. Pelo convênio Magé será beneficiado com assistência técnica e capacitação para viabilizar a implantação de infraestrutura, além de receber assistência técnica e ter fortalecida a capacidade de obter financiamentos, desenvolver projetos e obras de infraestrutura urbana e social.
A necessidade dessa ajuda foi constatada devido às grandes dificuldades encontradas pelos municípios ao formular e desenvolver projetos com os recursos disponibilizados pelo governo federal. Segundo a Caixa, 40% dos projetos contratados pelas prefeituras estão suspensos por causa de uma série de pendências. No caso de Magé a situação é muito pior, pois a indimplência é também com órgãos estaduais.
Esse convênio prevê, além da assistência técnica para os projetos prioritários, a capacitação das equipes gestoras para aprimorarem a competência necessária para a obtenção de recursos, aquisição de projetos básicos, negociação de financiamentos e aquisição de bens e serviços necessários à implantação dos projetos, em todas as suas fases. Para receberem a assistência técnica e a capacitação, os municípios deverão assinar um termo de adesão com o Ministério das Cidades e é exatamente isso que o prefeito Nestor Vidal vai fazer hoje.



0 comentários: