terça-feira, 21 de agosto de 2012

Maioria dos municípios terá apenas dois candidatos a prefeito


De acordo com os números divulgados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), 51,2% dos 5.566 municípios brasileiros terão apenas dois candidatos a prefeito este ano e em quase metade deles (45,3%) a disputa será entre partidos da base da presidente Dilma Rousseff. O estudo da CNM revela que a população que decidirá entre dois candidatos em 2.850 municípios é de cerca de 35 milhões, 18,5% da população brasileira e essa disputa envolve 27,1 milhões de eleitores, sendo o nordeste a região com o maior número de confrontos: 934 têm apenas dois postulantes.
Partidos da base do governo disputarão o comando municipal com legendas de oposição em 794 dessas cidades e o duelo mais comum entre partidos governistas é PMDB contra PP, o que acontecerá em 180 cidades. Tradicionais adversários na disputa nacional, PT e PSDB se enfrentam sem outras siglas no páreo em 105 municípios.  Criado apenas em 2011, o PSD será o adversário do PMDB – partido que mais lançou candidatos à prefeitura – em 149 cidades.
No estado do Rio de Janeiro os municípios com apenas dois candidatos a prefeito são Angra dos Reis, Aperibé, Duas Barras, Macuco, Natividade, Piraí, Quissamã, Rio das Flores, São Francisco do Itabapoana, São José de Ubá, Sapucaia e Trajano de Moraes. Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, é a cidade com o maior número de postulantes.

0 comentários: