domingo, 15 de janeiro de 2012

Crime ambiental gera multa de R$ 500 mil em Magé

A Secretaria de Meio Ambiente de Magé aplicou ontem uma multa de R$ 500 mil ao dono de uma farmácia localizada em Fragoso, por prática de crime ambiental. O comerciante e mais cinco homens foram presos em flagrante na tarde de sábado, quando jogavam remédios com data de validade vencida dentro de um rio, em frente ao número 392 da Estrada do Goiabal, na localidade de Paugrande. De acordo com o secretário Cláudio Furtado, o responsável pela farmácia foi enquadrado nos artigos 54º e 56º da Lei Federal 9605 e nos artigos 61º e 63º do Decreto Municipal 2307/2007.
A farmácia multada é a Passarela, que funciona na Avenida Automóvel Club, 2851, em Fragoso. Segundo a ocorrência registrada na 66ª Delegacia Policial (Piabetá), seis pessoas foram flagradas despejando a carga e a maioria dos medicamentos era de tarja preta e estavam vencidos.  Entre os presos estão o motorista do caminhão que transportava os remédios, quatro ajudantes e o dono da farmácia, que não tiveram os nomes divulgados pela autoridade policial. O auto de infração com a multa foi assinado pelos fiscais Renata Aquino, Marcelo Faria e Cosme Luis Ribeiro do Carmo, que acompanharam o flagrante.

30 comentários:

Anônimo disse...

Aqui em Magé o ambiente sempre foi confundido com um enorme depósito de lixo. Nossos rios serviam até para o descarte de ossos humanos.

Ana Lídia disse...

Não é só lixo o lixo em lugar indevido. O desmatamento já prejudicou bastante o nosso meio ambiente.

Anônimo disse...

A Essencis precisa ser fiscalizada com rigor. No passado isso não acontecia, mas já soube que os fiscais já estiveram por lá entregando notificações. Esperamos que não fique só nisso.

Anônimo disse...

Pela primeira vez vejo essa secretaria trabalhando realmente em favor do bem estar dos cidadaos e da cidade, hoje havia de manha uma equipe fazendo um excelente trabalho nas cachoeiras de santo aleixo, essa secretaria esta de parabens.

Anônimo disse...

Parabens, isso sim nos deixa muito orgulhosos de ser mageenses. O trabalho serio deve ser mostrado como exemplo a ser seguido. Secretaria seria de verdade.

Anônimo disse...

Tambem passei hoje em santo aleixo pela manha e na capela fui abordado por um rapaz bem novo e uma moca que foram muito atenciosos e eu me senti muito seguro em saber que em mage ha uma fiscalizacao ambiental de primeira. Parabens.

Anônimo disse...

Passei ontem na capela e eles tambem estavam fazendo um trabalho impecavel de informacao e fiscalizacao. A Secretaria de meio ambiente esta de parabens. A equipe que estava operando ontem era excelente mesmo.

Anônimo disse...

Parabens Prefeito Nestor Vidal pela equipe do meio ambiente que tem atendido fielmente a populacao e cuidado do parte ambiental tao abundante porem nao antes tao bem atendida. Toda populacao agradece.

Eduardo Cabral disse...

O secretario de Meio ambiente deve estar muito orgulhoso tanto com a equipe de santo aleixo tanto com a do grande flagrante ambiental. Passei hoje as 13:40 e eles estavam executando um otimo trabalho. Parabens a secretaria pelo otimo trabalho.

Anônimo disse...

É amigo Elizeu, espero que este tipo de trabalho seja constante. Precisamos urgentemente disciplinar a entrada de pessoas vindas de fora para a cachoeira. Ano passado, fraguei pessoas fazendo churrasco na encosta do rio (tamanqueiro), com risco de haver um incêndio de grandes proporções na Mata Atlântica próxima. Sem falar no que essas pessoas tiram de plantas da floresta para levar para suas residências. Acho que a primeira providência seria a limitação do número de ônibus de escursão. Quem quizer visitar a cidade, deveria recolher uma taxa na Secretaria de Meio Ambiente, assim como a prefeitura de Cabo Frio faz sempre. Lá a bagunça deu um tempo, e aqui amigo, temos que tomar as mesmas providências. Com a palavra o Secretário de Meio Ambiente. Abraços Elizeu.

Anônimo disse...

Essa invasão de ônibus de fora do município, que assistimos durante o verão, não pode nunca ser chamado de turismo. Só se for turismo predatório. Eles fazem uma zorra na cachoeira, não gastam na cidade, pois já compram tudo fora do município, e o nosso comércio fica a ver navios. É uma coisa que não trás progresso, só destruição. Seria muito bom que o prefeito tomasse uma atitude séria a respeito do assunto. A população de Santo Aleixo e de outros lugares onde existem cachoeiras já não aguentam mais tanta omissão do poder público, mas confiamos em Nestor Vidal, ele conhece Santo Aleixo melhor que ninguém. É isso aí Elizeu, forte abraço e parabéns pela matéria.

Anônimo disse...

Elizeu, boa tarde.

Magé possui uma patrimônio ambiental que a população ainda não tem consciência da importancia. Dois biomas: mata atlântica e mangue.Nenhuma cidade do Estado reune essas duas características ambientais juntas nessa dimensão.A nova administração felizmente retomou o debate com a Agenda 21 e o grupo do Meio Ambiente tem o propósito de trabalhar com seriedade. O que precisamos fazer com urgencia é criar um programa de educação ambiental definitivo que atue tanto nas escolas quanto na comunidade, e esse trabalho precisa ser feito em conjunto com todas as secretarias do governo e outros organismos que atuam em Magé.Moro em Pau grande, ao lado de uma reserva ambiental e vejo como existe carência de informações, mapeamento, placas informativas e tudo mais.Sei que aqui a população está atenda quanto aos abusos de invasores, mas isso é feito em caráter individual.Recentemente recebi um vídeo elaborado por estudantes da rede estadual que me deixou surpresa pelo registro precioso que fizeram no 6 distrito, orientados apenas por uma professora de biologia e um guia da região.Percebo que precisamos formar uma rede que atue em sintonia. Precisamos da atuação do poder público no sentido de informar, formar e proteger.O caso da farmácia nem precisa dizer que trata-se de crime e para crime existe cadeia e multa.Não é a primeira vez que a população assiste essa cena lastimável e é muito bom divulgar para que outros não o façam mais.

Abraço Grande

Meio Ambiente no Rumo Certo... disse...

Elizeu,

Mais coisas boas estão por vir, o Secretário Claudio é uma pessoa muito técnica, converso com ele e sinto uma enorme vontade de colocar o nosso Meio Ambiente no rumo certo, teremos excelentes noticias em breve.
Agora eu também não posso deixar passar em branco, lembram que um monte de gente, sentou o pau, falando que não conhecia o Secretário, que o rapaza era isso e aquilo...

Tá ai a resposta para os secas pimenteiras de plantão ..

A resposta veio com trabalho e dedicação !!!!!!!

PARABÉNS CLAUDIO,

ESTAMOS NO RUMO CERTO !!!!

A ERA DO CONHECIMENTO, A ERA VIDAL !!!!!!

Anônimo disse...

Parabens a equipe de Fiscalizacao!o Meio Ambiente agradece!

Ishiro Kojima disse...

Moro em Magé ha 25 anos e pela primeira vez vi com meus próprios olhos uma fiscalização ambiental séria sendo feita nas cachoeiras. Espero que isso continue e intensifique. Nós moradores estamos cansados da destruição causada por esses invasores que vem destruir nosso lugar de paz. Agradeço pelo excelente trabalho e peço que isso não acabe, mas que se intensifique, até que enfim a secretaria funciona, o Prefeito poderia dar mas atenção pois apesar de ter um pessoal realmente bom trabalhando o material de trabalho dos tais não é bom, os carros parecem bem velhos.

Anônimo disse...

E isso senhor Prefeito acertou no secretario, Mage estava precisando de profissionais qualificados, não de qualquer um que se dizia secretario e não mostrava servico, pelo contrario...enfim parabens pelo excelente governo de apenas 6 meses. Maua esta juntinho com você.

Anônimo disse...

Não me supreendi com essa ação da Secretaria de Meio Ambiente, pois eu percebi nele, alguem competente e que sabe o que está falando, tive a oportunidade de ser atendido por ele em uma consulta e o achei muito seguro nas informações. Infelizmente não posso falar o mesmo da Secretária de Educação, necessitei de uma informação, e ela não sabia me responder, pediu ajuda aos UNIVERSITÁRIOS, tudo bem, niguem é obrigado a saber tudo, só que resolvi perguntar outras coisas, pois conheço um pouco de Educação, mais para a minha supresa, ela não sabia me responder nada! Também percebi que ela não fala como um secretária, ela fala como um sindicalista, luta primeiro pelos seus benefícios como professora, para depois pensar no município como titular da pasta mais importante do governo!
Meu querido prefeito, fique de olho no que estou relatando!
Boa Sorte!

Anônimo disse...

Elizeu,
Complemento o comentário do amigo das 19:58
É muito importante nesse momento citar a seriedade com que alguns membros do governo de Nestor tem trabalhado:Sr.Lourival do Planejamento(coordena a agenda 21 no governo, dentre outras coisas), Sr. Edir no Trabalho, Sr. Dimas na Fazenda(IPTU e outras dívidas), Srª Alcília Brandão na Cultura( reorganização da Fundação e outras ações)Sr.Robson na administração, Dr. Alex Porto na Procuradoria,Sr. Ernane no Governo, Dr. Cláudio(vice) com Obras,Sr.Cláudio Furtado no Meio Ambiente,Srª Selma Vaz na Ação Social, somente para citar alguns nomes que se destacam nesta administração. Acho importante que a comunidade saiba que muitas pessoas preparadas e tem se empenhado muito em mudar o rumo de Magé.Os problemas existentes, certamente serão acertados pelo prefeito, temos certeza disso.

Anônimo disse...

Amanhã dia 16 de janeiro começa a colônia de férias no Ginásio Poliesportivo de Pau Grande, Parabéns prefeito pela iniciativa, nossas crianças nunca tiveram uma colônia de férias.

Anônimo disse...

Boa noite. Li no seu blogue que os contratos seriam renovados, porém na escola em que trabalhei por seis anos nenhum contrato será renovado.

LECA disse...

PARABÉNS PREFEITO PELA EXCELENTE ATITUDE!! SÓ ESPERO QUE CONTINUE COM ESSA PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL, VISTO QUE EM AINDA RESTA UM POUCO DE VERDE, ÁGUA EM ABUMDÂNCIA... ETC... SENDO QUE ALÉM DESTA FARMÁCIA, CENTENAS DE RESIDENCIAS E FÁBRICAS,AT´´E PRÉDIOS PUBLICOS COMO PR EXMPLO ESCOLAS.... JOGAM SEUS ESGOTOS E LIXOS NOS DIFERENTES AFLUENTES, RIOS E CÓRREGOS E ATÉ AGORA NINGUÉM FEZ NADA. EXMPLO É SANTO ALEIXO E ANDORINHAS, QUEM PODE SE BANHAR NOS RIOS?? BEM SE CONSEGUIR CHEGAR ATÉ AS MARGENS, VISTO QUE TEM TANTAS CASAS E BARES NAS MARGENS...ACORDA MAGEENSES!!! TEMOS UM OURO ( VERDE E AGUÁ ) EM NOSSO MUNICÍPIO E ESTAMOS JOGANDO TUDO FORA!!! OLHA A EDUCAÇÃO!!
ESTAMOS ESPERANDO O QUÊ??

Anônimo disse...

Parabéns prefeito !! Cuide das cachoeiras seu Claudio , mas não esqueça nossas praias e manguesas. Feliz Ano

Anônimo disse...

Bom dia prezados, ainda estamos muito longe de atingir o necessario para que o nosso município tenha o meio ambiente preservado e a população possa usufluir de nossos bens naturais de maneira sustentavel, cuidar do ambiente e um dever de todos, ações como essa da equipe do meio ambiente são importantes, más não são suficientes, podemos vazer muito mais!

Anônimo disse...

Meu deus como esse governo precisa correr contra o tempo. A Secretaria de meio Ambiente ficou no esquecimento até agora e uma fiscalização certa com agilidade, como acontecia com frequ~encia pelos memos técnicos que aí estão repercute dessa forma. Aí Sr. Prefeito acredite mais no que movimenta o povo, meio Ambiente é uma dessas paradas. Prabéns Secretário! Mande sua equipe mais para rua e enfrente os leões mais vezes, assim quem sabe o Prefeito de respeita mais. Magé merece!!!!!

Anônimo disse...

PARABÉNS A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PELA AÇÃO REALIZADA EM SANTO ALEIXO. MAS GOSTARIA DE FAZER UMA DENUNCIA, EM ANDORINHAS NA RUA 8 DE MAIO , AO LADO DO CLUBE DE ANDORINHAS, TEM UM TERRENO BALDIO, CHEIO DE LIXO E ENTULHO, COM CARAMUJO AFRICANO, INSETOS ESTRANHOS QUE APARECEU AGORA, FORA OS RATOS E COBRAS, JA FIZEMOS RECLAMAÇÕES E NADA FOI FEITO, GOSTARIA DE PEDIR UMA AVALIAÇÃO URGENTE.
MORADOR DE ANDORINHAS

Anônimo disse...

Adorei a Colônia de Férias, gostei muito da aula de arte ambiental, adorei a bola de pet, que legal.

Anônimo disse...

Boa noite a todos!
Um pasarinho me contou que o Secretário de Meio Ambiente está costurando uma grande parceria com a iniciativa privada, para um projeto conjunto com a educação. Nesse projeto seram trabalhados os conceitos básicos de sustentabilidade e preservação ao meio ambiente! Fiquem atentos!

Anônimo disse...

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE JUNTAS SÃO CAPAZES DE TRANSFORMAR MAGÉ ECOLOGICAMENTE.
PARABÉNS PELA COLÔNIA DE FÉRIAS EM PAU - GRANDE.

Anônimo disse...

AMIGO DAS 14:43,NENHUMA SECRETARIA É CAPAZ DE TRANSFORMAR MAGÉ ECOLOGICAMENTE. O QUE FAZ MUDAR PADRÕES E CONCEITOS VAI ALÉM DISSO.É COMPLEXO, DEMANDA GENTE CAPACITADA, DINHEIRO,VONTADE POLÍTICA,FORMAÇÃO CIDADÃ PARA A SUSTENTABILIDADE,CONHECIMENTO PROFUNDO DAS DEMANDAS,DEBATE PÚBLICO, INTEGRAÇÃO,ESTUDOS TÉCNICOS SOBRE IMPACTOS, E MUITO MAIS.LEIA O RELATÓRIO DA AGENDA 21 E VAI VER O QUE PODE TRANSFORMAR UMA CIDADE.MÁGICA NÃO EXISTE.SE A EDUCAÇÃO QUISER COMEÇAR A FAZER DIFERENÇA, SIGA A RECEITA DE BOLO CURRICULAR.PELO QUE SEI, NEM ISSO É FEITO LÁ.ME APONTE UMA ESCOLA QUE TENHA COLETA SELETIVA, ME APONTE UMA ESCOLA QUE TRATA SEU LIXO, ME APONTE UMA ESCOLA QUE TEM HORTA E JARDIM FEITO PELOS ALUNOS, ME APONTE UMA ESCOLA QUE TENHA AULA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM GENTE QUALIFICADA, ME A PONTE UMA ESCOLA QUE TEM ÁGUA E ESGOTO TRATADO, ME APONTE UMA ESCOLA QUE TEM AULA ESPECÍFICA SOBRE O ECOSISTEMA DA CIDADE, ME APONTE UMA ESCOLA QUE RECICLA SEU MATERIAL, ME APONTE UMA ESCOLA QUE DIMINUIU A CONTA DE LUZ NOS ÚLTIMOS 3 MESES,ME APONTE UM PROJETO REAL DE ESCOLA SUSTENTÁVEL QUE FOI IMPLANTADO E ESTÁ DANDO CERTO,ME APONTE UMA ESCOLA QUE TENHA TIDO ÍNDICE DECRESCENTE DE CRIANÇAS INFECTADAS POR MOSQUITO DA DENGUE OU POR ÁGUA SEM TRATAMENTO...
ME APONTE QUALQUER COISA QUE ME FAÇA CRER NESSA BOBAGEM QUE FALOU.
POLÍTICA EDUCACIONAL, POLÍTICA AMBIENTAL, PLANO DIRETOR.ISSO É SÓ O COMEÇO PRA MUDAR. o PREFEITO É INTELIGENTE E NÃO VAI CAIR EM CONVERSA FIADA DE GENTE QUE NÃO SABE O QUE FAZ, PORQUE FAZ, QUANDO FAZ E NADA FAZ.

Anônimo disse...

Comcordo em numero e genero com o nosso caro eleitor supracitado, isso pode ser replicado tambem para a secretaria de meio ambiente, me aponte o conselho municipal de meio ambiente, me aponte como esta sendo gerido o fundo de meio ambiente, o programa de coleta seletiva,o licenciamento municipal...., entre outras coisas. Esse passivo causado por governos anteriores não se resolve da noite para o dia, tenho total confiança no gorveno atual, más não adianta fazer fogo de palha se não for trabalhado a base, os convenios, projetos, captação de recursos, alias vocês sabiam que existe 13 trilhões de reais para serem investidos com coleta seletiva, erradicação de lixões, associações de catadores, etc, a serem disponibilizados no MMA até 2016.