sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Coisas do reino do ouvi dizer

Amigos, minha profissão me deu oportunidade de conhecer esse pais. Minhas viagens me proporcionam encontros com pessoas diversas e esses encontros me dão verdadeiras aulas de sociologia, mas posso garantir que ainda não vi gente semelhante a de Magé, uma cidade impar e com pensamento próprio, onde o que se diz na esquina vira verdade absoluta e não há constatação que faça desmoronar a “verdade” propalada na base do ouvir dizer. O assunto em pauta é pesquisa eleitoral, uma coisa séria que em Magé torna-se banalidade na voz dos “especialistas”, como se cada um tivesse a sua e a cidade inteira fosse um instituto de pesquisa de opinião, abalizado pelos maiores experts no assunto.
Uma pesquisa só pode ser feita por órgão competente e legalmente reconhecido. Nas consultas são usados métodos científicos e uma pesquisa não é feita por curiosos, mas por profissionais. No caso das pesquisas eleitorais, elas precisam ser encomendadas aos institutos por entidades que têm de registrá-las antes na Justiça Eleitoral para poderem divulgá-las e ao fazerem isso precisam informar a metodologia aplicada, universo pesquisado, quem encomendou a consulta e pagou por ela. Tem mais: pesquisas não são feitas a preço de banana e não é qualquer um que pode pagar por elas.
Me estendi nesse assunto porque o que mais recebi ontem foram mensagens de Magé me falando sobre pesquisa eleitoral. Teve um leitor que passou vários nomes de possíveis candidatos e queria que eu os divulgasse, como se a coisa fosse assim. Pela “pesquisa” desse leitor nenhum dos 13 atuais vereadores estaria eleito.  Amigos, pesquisa só registrada e feita por instituto legalmente reconhecido e nenhuma consulta foi feita em Magé ultimamente. Pesquisa, minha gente, não se acha em feira livre. Fiquem certos de que assim que eu receber uma dentro do que determina a lei eu a publicarei.

25 comentários:

eleitor de magé disse...

Elizeu, mais uma vez brilhante em sua colocação.
O povo é muito curioso e quer antes das eleições eleger um candidado.
Gente, as eleições é só em outubro e até lá vamos refletir bastante em quem realmente merece o nosso voto.
Não vamos jogar pérolas aos porcos.
Um grande abraço a todos e fiquem com Deus!

Anônimo disse...

ELIZEU UMA COISA É CERTA! A POPULAÇÃO ESTA NA EXPECTATIVA PARA SABER QUE SÃO OS CANDIDATOS EM MAGÉ PARA AÍ SIM PODERMOS FINALMENTE MUDAR ESSA CÂMARA DE VEREADORES QUE SEM DUVIDA NENHUMA FOI A PIOR DE TODOS OS TEMPOS EM MAGÉ.
POR CAUSA DISSO AS PESSOAS ESTÃO BEM CURIOSAS.
EU JÁ SEI EM QUEM VOU VOTAR PARA VEREADOR EM 2012 AQUI EM MAGÉ.
GOSTARIA AQUI DE DIVULGAR O NOME DO MEU CANDIDATO.

Moisés Rodrigues disse...

Com relação a eleição proporcional, também há vários "especialistas" que já sabem con antecedência quantos votos os partidos precisam para eleger um vereador e sabem até quantos vereadores um determinado partido irá eleger.
Antes mesmo do TRE computar os votos dos candidatos a vereador e dividir pelo número de cadeiras para encontrar o quociente eleitoal esses videntes já sabem tudo.

Anônimo disse...

Se a população de Magé quiser ver os seus vereadores trabalharem não votem em nenhum deles.

Vocês virão o Tunico Pescador, voltando para pescar e você voltará a comer peixe fresco.

O Serginho voltará para a sua Auto-Escola e você terá a ter desconto na renovação da Carteira de Motorista.

O Carlos Prata irá se aposentar e as crianças de Magé voltarão a nascer;

O Alvaro Alencar voltará a fazer discurso no banheiro;

O Amisterdan voltará para Holanda, como técnico do AJAX.

O Leandro voltará a vender imóveis mais baratos;

O Carlinho do Hospital voltará para o hospital, pois está muito gordo e precisa de uma internação urgente;

O Werner Saraiva. Não sei o que ele fazia. Por favor, alguém pode me ajudar?

Leonardo da Vila. Vai vender remédio para a polícia ou fará uma dupla de dois com o Leandro em Mauá;

Batata, já se esparramou em Guapi.

O Dinho. Impressionando o que esse cara fazia?

Cansei, e não me lembro de todos. Quem é que está faltando?


Cabe a população em 2012, colocar esses caras para trabalhar e ganharem o dinheiro honestamente. Eu queria ver todos pegando o Central de 4:20 da manhã e virando um traço de massa de cimento.

Bom feriado para o povo que pega o ônibus da Central.


Marizia.

Anônimo disse...

Marizia faço das suas palavras as minhas palavras!

Certissimo!

Tô bolado disse...

Coisas de Magé.

Anônimo disse...

MARIZIA MARCATE VAI VENDER CARNE PARA O PRESIDIO. BELEZA SUA EXPOSIÇÃO.
ABRAÇOS ELIZEU.

Anônimo disse...

ELIZEU, BOM DIA.
Tempos atraz, tracei aquí nesse es-
paço, o perfil de grande parte de meus irmaõs mageenses, por muitos
fui criticado,não me importo- o que
vem de baixo não nos atinge- a in-
compreensão é a mesma de 100 anos.
Temos aquí um exemplo nitido do que criticamos, veja o comentário
acima, das 09:19, já houve conven-
ções de partidos? A pessoa que o nosso amigo(a), quer votar, será candidato? E assim temos muitos! É A CARROÇA A FRENTE DOS BOIS.
dmf.

Anônimo disse...

São Sebastião (França, 256 d.C. – 286 d.C.) originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano.

Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal, a Guarda Pretoriana. Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana, cujo dia é comemorado em 30 de Junho) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas.

O que tem Magé a ver com essa História. Se compararmos a vida de São Sebastião como um bom Cristão e a sua conduta branda para com os prisioneirosnada tem a ver com Magé. Se compararmos que ele levou flechava e foi jogado no Rio e foi socorrido e curado e apresentou-se novamente, tem haver como Magé. A Família Cozzolino já levou várias flechadas e vem se apresentando novamente em quase 30 anos. Espero que dessa vez o imperador Diocleciano (Sergio Cabral) tenha decretado a sua morte e jogado essa família no esgoto público ou “na vala”.

Cabe aprender com esse soldado, o dom de piedade que demonstrou em relação aos prisioneiros Cristãos. O povo Mageense foi prisioneiro da liberdade de expressão e ainda não está plenamente liberta. Ter saudade deles é perder a liberdade.

Tomara que o atual gestor de Magé, faça um bom governo para não ressuscitarmos do esgoto (vala), esse cadáver mau cheiroso.

São Sebastião nos deixou um exemplo de respeito ao próximo principalmente os presos de liberdade. Se esse exemplo fosse divulgado antes, vários vereadores, jornalista, vice-prefeita e outros não estariam mortosm pois queriam esse liberdade.

Magé tem uma História Sacra belíssima, e certamente esse exemplo estará sendo divulgada em todas as paróquias da minha querida Magé.


O HISTORIADOR

Anônimo disse...

Hoje estou muito contente. Não pegarei o bus da Central e aprendi ainda quem é esse sujeito que me proporcionou esse feriado São Sebastião. De hoje em diante vou respeitar ainda mais todos os TIÕES que eu conhecer.

Ao Anônimo das 10:37. Cara, se eu esqueci do vereador Marcate, acho que é Guilherme, sei lá, imagina a população? Aí, vamos botar esse cara para viajar de ônibus da Central, só que vai pegar o Guapimirim, das 4:10. Não vamos deixar ele entrar no nosso ônibus não. Ainda ta faltando gente.

Quem tinha que levar flexada é ... Deixa prá lá. Meu voto não leva mais.

Marizia

Anônimo disse...

Marizia, é bom não dá nem bilhete único para eles. ki, ki. Vão ter que pagar R$ 8,00 paus. Duvido que eles vão pegar o Castelo de R$ 12:00 contos. Seria bão eles irem em pé. Em pé não, o motorista vai frear e ele vão acabar ficando de INPS. Sacanagem!

Anônimo disse...

Eu também tenho visto alguns bons pre candidatos. Alguns jovens que percebo que também querem mudança.

Abraço

CATAPORA disse...

QUER DIZER QUE PARENTE NÃO VALE RESSALTAR, ALIAS O MARCATTI VAI VOLTAR A TIRAR AREIA DO RIO ( PRA NÃO DIZER OUTRA COISA)... ALIAS ESSE MENINO CONSEGUIU SER O PIOR VEREADOR DA HISTÓRIA DE MAGÉ.
GRAÇAS A DEUS, E AINDA BEM QUE CATAPORA DÁ UMA VEZ SÓ !!!!!!!!!!!

Darke Junior disse...

Magé faz parte de uma grande Lenda Urbana... Contaram, disseram, falaram, ouviram... Tudo na terceira pessoa!

Anônimo disse...

Tenha certeza de uma coisa Elizeu Pires e isso é certo, você voltará a falar sobre esse mesmo assunto varias vezes até o final das eleições e terá que explicar de novo pq essa gente gente não aprende.

Anônimo disse...

O MAL DE MAGÉ SÃO OS POLITICOS
POIS MAGÉ TIRANDO OS POLITICOS
E O MELHOR LUGAR PARA SE VIVER

EU AMO MAGÉ E ODEIO OS POLITICOS.

SALVE MAGÉ.

Anônimo disse...

Ao Moises Rodrigues....vc me parece mais um especialista....o quoeficiente eleitoral é baseado na ultima eleição, portanto...já existe sim Q.E. para proxima eleição...

Anônimo disse...

É ...realmente eles ainda nao estão "mortos"...a Nubia esta desesperada e atirando para todos os lados, querendo tudo ao mesmo tempo para ferrar o Nestor...amigo prefeito muito cuidado com essa corja...infelismente ainda não os (ZZ) considero como mortos...mas parabens por tudo acreditamos e confiamos no senhor, e vmsd arrumar todos os votos possiveis para o senhor ser reeleito....a.....mas uma coisa....os cozzolinos virão com o primo "Renatinho Cozzolino"...como candidato a prefeito...provavelmente com Valdeck ou uma minima chance do Werner ser convidado para vice...embora...Narriman tb esteja ensaiando sua volta com um vice...que venham todos...meu voto é do NESTOR.....mas é preciso ter estrategia para vencermos de novo, para não dividirmos voto..

Ana Paula disse...

QUEM NOS DERA QUE NENHUM DESSES VEREADORES OU SEI LÁ O QUE FOSSEM REELEITOS... É UMA PENA, POIS EM MAGÉ AINDA IMPERA A POLÍTICA DO PÃO E CIRCO!
NÃO VAI FALTAR "PULITICO" AMIGO BATENDO NAS PORTAS E/OU COLOCANDO CARROS COM POLUIÇÃO SONORA E "PESSOAS" CONTRIBUINDO COM A POLUIÇÃO VISUAL EM NOSSA AINDA SURRADA CIDADE. AFINAL, UMA SURRA DADA HÁ ANOS NÃO SE REFAZ EM MESES!

Ana Paula disse...

QUEM NOS DERA QUE NENHUM DESSES VEREADORES OU SEI LÁ O QUE FOSSEM REELEITOS... É UMA PENA, POIS EM MAGÉ AINDA IMPERA A POLÍTICA DO PÃO E CIRCO!
NÃO VAI FALTAR "PULITICO" AMIGO BATENDO NAS PORTAS E/OU COLOCANDO CARROS COM POLUIÇÃO SONORA E "PESSOAS" CONTRIBUINDO COM A POLUIÇÃO VISUAL EM NOSSA AINDA SURRADA CIDADE. AFINAL, UMA SURRA DADA HÁ ANOS NÃO SE REFAZ EM MESES!

Anônimo disse...

Amigo Marizia, não manda ninguem pegar o onibus de Guapi não, porque Guapi já está cheia demais!! Desvia este pessoal p/Piabetá, etc. afinal eles vivem no "desvio" mesmo.Um a mais não faz diferença. Outra coisa, eles não vão aguentar nem uma viagem inteira, acostumados que estão com as mordomias, os carrões, imagine só aguentar os solavancos, os stresses do transito engarrafado, com onibus cheio. Isto sem falar nos enguiços dos onibus e a longa espera na estrada por outro veiculo. É demais.Meu voto nunca levou e nunca levará. Vou pensar bem em quem votar. Me ajude hein Marizia.

Anônimo disse...

Elizeu,concordo com o Marizia. Vamos fazer todos estes vereadores voltar à origem. Revonar todos. Aqui em Guapi por exemplo, tem muito. Já disserem a que vieram. Seu tempo esgotou. Fez, fez, não fez, dê lugar a outro que FAÇA. Vamos trabalhar gente. Como bem disse acima, pegar onibus pra Central e voltar todos os dias não é mole não. Esta época de eleição, fica todo mundo agitado, todos bonzinhos, umas doçuras, prometem, prometem. Os candidatos voltam com seus discursos velhos prometendo as mesmas coisas. Magé está no caminho certo e tenho esperança q em Guapi aconteça o mesmo. Haja renovação.
Esperança

Anônimo disse...

bom dia, teremos 20% dos candidatos com boa intenção infelizmente quando esses com boa intenção se elegem passam para o lado dos 80% corruptos, são todos iguais, por esse simples motivo que NÃO voto, pois todos quando chegam ao poder pensam primeiramente em suas contas bancárias, anulo meu voto com prazer.

EU AMO PIABETÁ !! disse...

Desvia para Piabetá por que ? Piabetá também tá cheio de gente boa que foi orpimida pela governança dos ZZ'S, então, veja-lá como fala de Piabetá, Para o bonitão que não sabe, Piabetá tem quase 130 mil moradores, e beirando quase 80 mil eleitores, pensar que Piabetá é herança do velho ZZ, é piada, Piabetá não pode ser tratada deste jeito, mandar vereador pegar busão para Piabetá é ofender as pessoas de bem que lá residem. Nosso Prefeito foi responsável pela LIBERDADE DE MAGÉ, por mim ele não precisava fazer mais nada ! só em livrar MAGÉ das garras de gente como os Cozzolinos, para mim ele deveria ganhar uma ESTATUA bem na entrada de Piabetá, precisamente Bongaba, pois ali é um bairro histórico, poucos sabem, mais continuando, Para seu governo em Piabetá o Prefeito Nestor vidal está lutando muito para presentear A POPULAÇÃO DE PIABETÁ com um SENAI, uma FAETEC, UMA SUPERSECRETÁRIA DE AÇÃO SOCIAL ( com POSTO AVANÇADO DE DETRAN IDENTIDADE CIVIL, LEÃO XIII, CAD ÚNICO, BOLSA FAMILIA, RENDA MELHOR, ETC...) hÁ ! ainda tem o RESTAURANTE POPULAR E A UPA 24 horas !!!!!

Isso para Piabetá, os outros distritos você nem imagina o quanto nosso Prefeito está trabalhando para realmente Magé ser grande, ser merecedora do Título de uma Metrópole ! uma grande cidade, hoje com certeza somos !

Quanto aos vereadores O POVO VAI JULGAR !!!!

MAGÉ ESTÁ NO RUMO CERTO !!!!

Anônimo disse...

Olha a situação. Como iremos colocar esses vereadores para trabalhar depois de perderem as Eleições? Tá muito difícil. Quando digo vereador é ex-vereador indo trabalhar no Rio pegando o ônibus da Central. O povo de Guapi, não querem eles no ônibus. Piabetá, também não. Pessoal esse vereadores depois de perderem as eleições precisam trabalhar e no Rio de Janeiro pegando o ônibus das 4.20 da madruga para Central. Ninguém os quer nos ônibus. Vou solicitar ao povo de Santo Aleixo para deixar esses 13 meninos pegar o ônibus ANDORINHAS X CENTRAL das 4:20. Tai o povo de Santo Aleixo é um povo Bãooooo.

Marizia