sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Agentes comunitários e desvio de função

Tem pelo menos umas 100 mensagens em minha caixa postal me perguntando como ficará a situação dos agentes comunitários de saúde de Magé, já que o concurso público com provas marcadas para fevereiro e março não oferece vagas para esse cargo. Bom, fui buscar a resposta e ela é boa para alguns e ruim para outras. A informação que tenho é oficial. Diz que as vagas não preenchidas pelo concurso serão ocupadas por contratos, provavelmente terceirizados, o que é sustentado juridicamente. Isso é bom para os que se encontram nessa situação e exercendo a tal função, mas a lei diz que os agentes comunitários de saúde precisam ter o ensino médio completo e essa imposição legal será cumprida, pois quem determina isso é o Ministério da Saúde e os PSFs vão ser enquadrados.
Em Magé tem muito professor em desvio de função e esses também querem saber como ficam. A resposta é essa: não ficam. Sinto muito dizer isso minhas queridas professoras, mas desvio é desvio como o próprio nome já diz e não importa o tempo desse desvio. Quem é Professor II e está como Professor I, voltará a ser Professor II. A menos que seja aprovado nesse novo concurso, o retorno à função para a qual foi aprovado será inevitável. Isso, me disse o próprio prefeito, só não acontecerá se algumas vagas de Professor I não forem preenchidas, mas para corrigir isso nada impede que novo concurso seja realizado mais tarde.
Dito isso muitos vão me escrever dizendo “isso não pode” ou coisa parecida. Pode e deve. O que não pode é o Professor II ficar como I sem a aprovação em um novo concurso. Aí insistirão: “Mas no município tal isso pode”. Lá também não pode. Em lugar nenhum isso pode e quem diz isso não sou eu, mas a lei.
Meus amigos e minhas amigas de Magé, concursados, contratados ou desempregados, eu torço pelo sucesso de todos vocês. Não sou político, nunca serei candidato a nada, não preciso de votos e jamais baterei à porta de alguém pedindo votos para mim ou outra pessoa. Meu compromisso amigos, é com a notícia e tento levá-la a vocês da melhor forma possível, embora muitos achem que posso “adequá-la” para não atingir a esse ou aquele. Tenham um bom dia e fiquem com Deus.

46 comentários:

Anônimo disse...

Elizeu, bom dia.

Antes que transbordem essa cx de textos com reclamações e protestos,resolvi enviar pra vc e os amigos do blog uma música/oração linda, linda!
Feiz dia de Reis meus queridos!

Tempo Rei (Gilberto Gil)
Não me iludo
Tudo permanecerá do jeito
Que tem sido
Transcorrendo, transformando
Tempo e espaço navegando todos os sentidos

Pães de Açúcar, Corcovados
Fustigados pela chuva e pelo eterno vento
Água mole, pedra dura
Tanto bate que não restará nem pensamento

Tempo rei, ó tempo rei, ó tempo rei
Transformai as velhas formas do viver
Ensinai-me, ó Pai, o que eu ainda não não sei
Mãe Senhora do Perpétuo socorrei

Pensamento, mesmo fundamento singular
Do ser humano, de um momento para o outro
Poderá não mais fundar nem gregos nem baianos

Mães zelosas, pais corujas
Vejam como as águas de repente ficam sujas
Não se iludam, não me iludo
Tudo agora mesmo pode estar por um segundo

Tempo rei, ó tempo rei, ó tempo rei
Transformai as velhas formas do viver
Ensinai-me, ó Pai, o que eu ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo socorrei

( se tiverem um tempinho, ouçam na voz de Gil pela net mesmo, vão ver como o dia será melhor!)

Abraço grande

Anônimo disse...

Sabenos que não pode, mais também sabemos que se o prefeito quiser não mexeria com os desvios.Todos sabem que há vagas para todos e que esses número de vagas postado no edital não cobre as vags que tem vai sobrar muitas vagas que tenho certeza que vai ser preenchia depois com tempo por contratos do governo.O prefeito acha que mechendo com os desvios principalmente os professores ele esta arrumando a casa, pelo contrario esta mexendo num vespéro.
Nós funcionários concursados sabemos que as vagas ofericidas no edital não cobre a demanda .Ele pode chamar o numero devas que esta no edital sem mexer com os desvio e ainda colocar contratos.
Os desviosados já estão com suas vidas arrumadas pois sabemos que varios trabalham em outro lugar por que mexer com quem esta quieto.

VANESSA DE MAÚA disse...

Bom dia a todos!!!!

Bem Elizeu,fico feliz em acordar e ler o seu blog e ver que o ano mal começou e vç nos traz boas noticías de saber que Magé está começando acertar as coisas e isso e muito bom para nós Mageenses,mesmo sabendo que haverão aqueles que não concordam com nada, o nosso Prefeito tem tomado as decições certas para todos não a que melhor para um grupo ou para outro,muito obrigado Elizeu pelas informações a nos prestadas e que em 2012 possamos ter um ano de renovo. E que as pessoas entendam o que e CERTO e CERTO e ponto final.Um abraço a todos....

Romprnfo em Fé (Santo Aleixo) disse...

BOM DIA!! Sou professira prestes a aposentar mas vou fazer o concurso, pois ñ me vejo (deitado em uma rede pois tenho muita disposição) mas...... pretendo trabalhar em um lugar mas tranquilo....nda melhor que onde estão em descansso eterno(CEMITÉRIO )QUE VAI AQUI A MINHA DICA....PRECUSA ENTRAR NA ERA DIGITAL E CREIO Q O MEU PREFEITO IRA INFORMARIZAR ESSE LOCAL. ME ESCLAREÇA PRA QUE FUNÇÃO DEVO FAZER O CONCURSO PARA OCUPAR TAL FUNÇÃO!!UM FORTE ABRAÇO!!

Anônimo disse...

Elizeu... Bom dia!
Quando você morrer vou pedir sua canonização...não por milagres mas por paciência.. haja paciência pra aguentar... continue assim nos informando, que Deus te abençoe!

Anônimo disse...

ADOREI A NOTÍCIA, ESSE PREFEITO É PORRETA MESMO.
DESDE QUE SURGIU ESTE TAL DE DESVIO NO MUNICÍPIO, A PREFEITA A ANTERIOR MANIPULOU O FUNCIONALISMO A FAVOR DALA , A QUALIDADE DO ENSINO NO 1º SEGMENTO CAIU MUITO, PRECISAMOS DE MAIS QUALIDADE NO ENSINO, ESPERO QUE TODOS OS PROFESSORES DESVIADOS PASSEM NO CONCURSO, MAS SE ELES VOLTAREM AO 1º SEGMENTO A QUALIDADE DO ENSINO MELHORA.

Anônimo disse...

Esse Prefeito sabe administrar um município! Viva o concurso! e pessoas estudem e vamos ser funcionários publicos com dignidade

cascão disse...

são anos de bagunça por isso essa chiadeira,as pessoas não querem enteder q astamos em novos tempos,continuam perdendo tempo numa discursão já resolvida,não adianta apelar o certo é certo.tem pessoas q ainda não acordaram e continuam com argumentos sem nenhuma consistencia,gente passado e passado.acorda meu povo!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O QUE FOI FEITO PELA GESTÃO ANTERIOR (OS ZZ E NARRIMAN TBM) FOI INCENTIVAR E MUITO OS CONCURSADOS A FAZEREM FACULDADE E ASSIM OFERECER DESVIO,JÁ QUE É MAIS FÁCIL CONTRATAR PROF. II DO QUE PROF. I EM MAGÉ...TODOS ESTAMOS NO MESMO BARCO NÓS CONCURSADOS E OS CONTRATADOS. CAIAMOS NA REAL E ESTUDEMOS E MUITO PARA NÃO SERMOS CASTIGADOS PELOS NOSSOS PRÓPRIOS ERROS QUE FOI ACEITAR O DESVIO PARA SÓ TRABALHAR TRÊS (3) DIAS COMO MUITOS O FIZERAM...TAMBÉM NÃO PODEMOS SACRIFICAR OS CONTRATADOS PRINCIPALMENTE DO I SEGUIMENTO PELO MAL DESEMPENHO ESCOLAR (IDEB) POIS OS MESMOS FAZIAM SERVIÇO DE VÁRIOS, PROFESSOR E CABO ELEITORAL OBRIGADOS PQ SENÃO SERIAM DEMITIDOS E NÃO HAVENDO CONCURSOS CONSEQUENTEMENTE, DESEMPREGADOS E SEM QUALQUER CHANCE POIS OS COLÉGIOS PARTICULARES NÃO CONTRATAM TANTA GENTE ASSIM E TBM LUCRARAM MUITO COM ISSO...ABÇOS E ESTUDEMOS MAIS E VISETEMOS MENOS ESSE BLOG...RSRSR

Anônimo disse...

TODOS NÓS (CONCURSADOS E CONTRATADOS) FOMOS USADOS, E ESTAMOS SAINDO DA LINHA ACUSANDO E DENEGRINDO OS CONTRATADOS. VAMOS ESTUDAR PQ UM DIA TEREMOS QUE VOLTAR A REALIDADE, POIS O SONHO DE MAGÉ OU MELHOR DA NÚBIA JÁ VIROU PESADELO FAZ TEMPO. OLHA O QUE COLHEMOS POR NÃO SABER VOTAR. NÃO FORAM SÓ OS CONTRATOS QUE VOTARAM NELA NÃO, FORAM O POVO DE MAGÉ!!!

Raquel disse...

Ao 6° anônimo. Não acho que irá melhorar o ensino não, pois os desviados estão ocupando esse cargo a muito tempo, se especializando em apenas uma área de ensino que no qual é a que pertence. já os professores do 1 segmento estão vêm se especializando nas demais áreas do conhecimento. Agora eu te pergunto: Esses professores que a muitos anos não entram em uma turma de alfabetização por exemplo, sei que estão abilitados para isso, porém os tempos mudam e assim também as diferentes maneiras de ensinar, você acha que esses professores irão estar 100% aptos para esse cargo novamente? é humanamente certo afirmar que não, e é injusto, muito injusto o que estão fazendo com eles. Sou professora concursada do 1° segmento a muito tempo e sei que toda essa transformação vai ser muito ruim para ambos os lados, alunos e professores.
Um forte abraço Elizeu, e parabéns pelo trabalho que vêm realizando.

Anônimo disse...

O anônimo das 08:49 não quer a casa arrumada. Diz que se o prefeito quisesse não acabaria com o desvio de função. Essa gente é terrível. Para esse anônimo o irregular deve ser aquilo que beneficia o vizinho e não a ele.

Anônimo disse...

Nao entendo, sou professora e sei pensar.Porem com essa historia de desvio ouvi na escola que trabalho durante anos os concursados falarem para os contratados que se qualificassem e quando tivesse um concurso que eles fizessem e que assim não devessem nada pra ninguém.Agora estamos vendo todo esse desespero de não quer perder o desvio.Se foram usados foi com a permissão dos mesmos e afinal de contas fizeram concurso pra que? EU SEI QUE FIZ PARA PROFESSOR II ,ESSE É O CARGO QUE OCUPO E O SEI QUE POSSO OCUPAR, TODOS SABIAM QUE UM DIA TERIAM QUE SAIR DO LUGAR QUE NAO É O SEU.AGORA É SO ESTUDAR E TENTAR UMA VAGA PARA PROFESSOR II,É ISSO QUE EU VOU FAZER.SIMPLES ASSIM
OBS:Foi o atual prefeito que os colocou nessa posição?Ou ele só ta levando a culpa pela herança que deixaram para ele.
EU TAMBÉM TENHO FRUSTRAÇÕES REFERENTE AO NOVA GOVERNO,MAIS SERA Q NÃO ESTAMOS COLOCANDO NA CONTA DELE IMA DIVIDA Q NÃO É DELE.FALAR QUE ESTÃO COM SAUDADE DE ZZ É UM INSULTO A MINHA INTELIGENCIA

Anônimo disse...

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".
A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

Nem só de concurso vive o homem. Vamos celebrar essa data, pois a cidade Mageense tem muita igreja que nasceram junto com essa tradição no século VIII.

Se Jesus tiver nascido em Magé a nossa cidade seria conhecida em todo mundo. Ah! Deixa prá lá! Nós temos o Mané que todo mundo conhece. Só que ninguém sabe onde ele nasceu!!!

Vamos curtir o dia Dia de Reis e torcer para uma estrela brilhar por aqui e nos trazer os presente dos Reis, digo Governador.

Parabéns ao Anõnimo das 08:23. Já tinha esquecido desse dia.

O HISTORIADOR

Romprnfo em Fé (Santo Aleixo) disse...

PROFESSORA.......... O ERRO FOI CAUSADA POR GRANDE EMOÇÃO AO DIGITAR!"! VALEU A PUBLICAÇÃO AGUARDO RESPOSTA ANCIOSA!! BJJJJJ!!

Anônimo disse...

Caro Elizeu Pires sou uma admiradora nata do seu blog.Acho que a lei deve ser realmente cumprida para todos.Se nós contratos temos que fazer a prova para termos a tranquilidade de não sermos mais massacrados por politicos e por profissionais concursados.Eles tambem devem ja que tambem vivem em situação irregular.A lei deve ser para todos.Confio numa politica clara e verdadeira.Continue nos deixando em dia com suas noticias.Prabéns!

Robson! disse...

Amigos leitores!
Essa discussão sobre desvio de função está fugindo do campo da razão e dom bom senso para uma defesa egoísta e irracional. Quando pensamos em mudanças para o nosso município, não podemos nunca deixar de pensar em legalidade, justiça e igualdade. Na verdade, esse também é o princípio da Administração Pública. É claro que o concurso não irá resolver todos os problemas, assim como certamente não teremos condições para cumprir todas as exigências que o Ministério Público e a população exigem. Sabemos que ao longo da caminhada teremos obstáculos, porém não iremos nunca buscar atalhos desconhecidos e inseguros, sabemos que não há outra solução para vencer os obstáculos se não o enfrentamento. Somente encarando de frente e com determinação venceremos todos os obstáculos. Diante dos fatos e de todos os questionamentos, só nos resta pedir que confiem em nosso trabalho, e desta formo e com o passar dos dias, vai ficar clara a nossa boa intenção.
Abraços!

Anônimo disse...

E Meu caro Elizeu, como vc disse, " muitos irao insistir em continuar no erro" Mas essas pessoas, e muitas sao nossas conhecidas, nao tem culpa de estarem nessa situacao, ESTE ERRO VEM DE DECADAS...Toda mudanca vai gerar RESISTENCIA, mesmo que seja para melhorar, e incrivel, mas em Mage e real.

Abracos

LUANA disse...

Ao anônimo das 9:45...
Acho que está equivocado com esse pensamento. Qualidade de ensino não se justifica apenas pela graduação. Até pq nos desvios os professores dão aula para uma determinada disciplina ao qual se graduou. Será que acha que realmente um professor formado em Educação Artística (lecionando nessa área e desviado há pelo menos 7 anos) por exemplo estaria mais preparado para retornar ao 1º segmento do que um que já está? Pode ser que com seu empenho retorne a situação que ao meu ver será a longo prazo.
Vamos encontrar professores desviados insatisfeitos por terem retornado e será que terão a mesma dedicação a princípio? Sinceramente, não acredito! Acho que para que isso ocorra o governo "deverá" oferecer cursos de aperfeiçoamento para esses professores que estão há anos lidando com adolescente e lecionando 1 disciplina. Imaginem esses professores mais perdidos que cego em tiroteio ao lidar com mais de 40 alunos o chamando de tio e tia ensinando a pegar no lápis? Já sei que vão pensar e escrever, mais ele foi concursado para essa área, fez por escolha - há anos atras, ele estava preparado!
Quanto a "falta de aprendizagem" dos alunos e/ou baixo rendimento, devemos isso muitas das vezes aos pais que acham que o professor deve dar educação... somos transmissores de conhecimento e até onde sei, educação vem de casa! Devemos trabalhar em parceria com os pais e isso não ocorre, alunos são "jogados e sem vontade" - alguns casos a estudar para os pais receberem AUXÍLIO SALVAÇÃO - Bolsa familia, etc.
Porém a queda da qualidade do ensino não está nas costas somente dos professores e sim de td sistema falido que fomos obrigados a engolir!
Acho ótimo estudarem para passar e trabalhar na sua área de formação, porém, essa matrícula ao qual vc estará lecionando (1º segmento) será abandonada caso passem para professor do 2º segmento? hahaha DUVIDO! Por tanto, terão 2 matriculas e com plano de carreira em dia, o tempo de casa da matrícula antiga renderá muito mais que a segunda.
Um grande abraço Eliseu e boa sorte pessoal!

Jansen disse...

Foi bom você aparecer port aqui Robson, eu gostaria de saber se haverá alguma gratificação que diferencie as remunerações dos cargos de nível fundamental incompleto, nível fundamental completo e nível médio. Pois no edital todos tem os mesmos vencimentos, R$675,00!

Anônimo disse...

OLÁ ELIZEU, BOA TARDE! COMO FICO TRISTE EM LER COMENTÁRIOS DE CERTAS PESSOAS, QUE SE DIZEM PROFESSORA,COMO A DAS 13:44, E QUE TERMINA COM UM RECADO DE QUE AGUARDA RESPOSTA "ANCIOSA"..
UM ABRAÇO

Anônimo disse...

Boa noite!!!!

Eu estou muito feliz com o fim do desvio .Cada pessoa deve ficar no lugar no qual foi concursado ,mas para continuar arrumando a casa devem ser colocados diretores com o nível superior em pedagogia .
Que Deus ilumine o prefeito durante essa caminhada .

DEUS É FIEL disse...

BOA NOITE ELIZEU DESCULPE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK QUERIDO SÓ RINDO E POR ESTA RAZÃO SEMPRE FUI A FAVOR DO CONCURSO. SOCORRO TIAS VÃO ESTUDAR KKKKKKKKKKKKKKKK


CONCURSO NELES NESTOR.

ELIZEU VC É UM SER HUMANO ILUMINADO POIS TEM QUE TER SACOOOOOOOOOO. AFFFFF NÃO SOU PROFESSORA MAIS ACHO QUE PASSARIA DIANTE DE TANTAS ESCRITAS ERRADAS.

Maria Silva disse...

Creio que nada como um concurso para dar legitimidade a função que ocupa,hoje fiquei pensando no desespero de algumas pessoas concursadas desviadas de função e vejo que só vcs poderão dar a resposta através do concurso ,se cada um domina sua area de formação vai ser fácil,estão entrando com muito desespero para fazer o concurso ,vamos ter calma não importa quantas vagas tem para cada disciplina ,o que importa é que só precisa de uma .
Acho que falta entender um pouco de lei e saber que em nenhum lugar prefeito algum poderá tornar o desvio legal,pois não possui lei para fundamentar tal ação ,vejo um homem fazendo o que é correto pela primeira vez ,mas assim fica dificil de entender o que passa na mente deste povo,lutamos muitos anos pela liberdade e quando ela chega não sabemos como usa-la.
Desculpe-me sem querer ofender a ninguém ,mas o nosso comportamento está igual a dos escravos no período em que foram todos alforiados.Vamos estudar tem muito concurso em andamento e sei que se não for em Magé vai ser em outro lugar,Que Deus esteja dando sabedoria a cada um e até a Vitória.

Mulhres de Niterói disse...

O desvio de função acontece, em muitas repartições públicas, mas faça sempre o melhor.
Se você for bom e agir bem, as coisas acontecerão ao seu tempo, acredite.
E, em qualquer caso, crie para você outros "oásis", mesmo se estiver na sua função correta. Precisamos de vários "oásis" para alimentar nossa alma: família, saúde, lazer, intimidade com Deus/serviço ao próximo etc.
Quanto ao desejo de lidar com a função a que prestou concurso, enquanto não resolve isso no cargo público, viva seu prazer nas horas livres ou em trabalhos freelancer. Aliás, que bom poder fazer trabalhos na sua área sem o estresse de saber se a grana vai chegar. A do governo/cargo vai chegar, justa e merecida, e ainda terá os extras do freelancer, se for o caso. Aliás, a do governo/cargo é ainda mais merecida, já que estão usando você de forma equivocada.
Como sempre digo, passar em concurso não traz a felicidade, embora ajude(!) Precisamos ser felizes de imediato, pois a felicidade e o sucesso não são o destino, mas a jornada.
A superação pessoal, a qual você empreendeu para chegar à aprovação, cunhou um caráter, uma organização, uma força pessoal, que podem e devem servir para ajudar a enfrentar os novos desafios que estão surgindo. E surgirão sempre.
Por fim, creio que a oração muda as coisas. Vou orar por isso, se me permite.
A vida é uma caminhada, onde você passou por uma honrosa linha de chegada e ganhou vários prêmios. A corrida continua. E você sabe correr.

Anônimo disse...

Boa noite meu bom amigo Elizeu.

Desculpe o meu horário, mas só agora tive tempo. Não poderia deixar de fazer este comentário, desta data de grande importância: Dia de Reis, que me faz voltar ao passado, a onde acontecia e ainda acontece o encontro das grandes Folias de Reis. Campelo, Paraoquena, Miracema, Santo Antonio de Pádua, Muriaé e etc.
Folia de Reis: grupo composto por homens simples, geralmente de origem rural; são os participantes da festa que dão exemplo grandioso através de sua cantoria de fé, com Sanfona, Reco-reco, caixa, pandeiro, chocalho, violão e outros instrumentos. Seguem os foliões pela noite adentro em longas caminhadas, levando a 'BANDEIRA' (standard de madeira, ornado com motivos religiosos). Que saudade me dá das festas que ainda podem ser resgatadas e apoiadas. "Viva Magé" por que aqui tem, só precisam ser reconhecidas.

Manoelito do Som, mas uma vez Sr. Elizeu muito obrigado.

Anônimo disse...

professores petrópolis tb tem muita vaga vamos esquecer um pouco de magé

Anônimo disse...

Elizeu,
alguns leitores que comentam aqui parece que tem bola de cristal ou coisa parecida! Julgam sem conhecer as pessoas.Ex: acham que todos que escrevem errado são professores contratados, acham que desvio de função é absolutamente normal e deve ser eterno, acham que é bom continuarmos a ser desmoralizados enquanto cidadãos mageenses, acham que a culpa é sempre de alguém que está no governo, acham que conhecem administração pública e condenam sem dó nem piedade, não reconhecem copetência em ninguém que seja contratado, generalizando tudo e dai demonstrando uma intolerância preocupante enquanto educadores, acham enfim que o ideal seria um concurso só pra concursados, de preferência para os que já tenham 2 matrículas, porque afinal o mundo deles gira em torno disso: ter matrículas acumuladas, porque a onipresença é a regra e da-se um jeitinho em tudo porque no Brasil é assim mesmo,discriminar pessoas, pensar com tudo, menos com a mente e o coração.Já ia me esquecendo:eles não sabem bem o que vão fazer nas escolas, mas já estão avisando aqui que por esse salário, vão entrar em greve assim que assinarem a efetivação porque ganhar pouco e ainda ter que aturar crianças e adolescentes com seus pais problemáticos!!! Ninguém com 3 pós merece!
Meu amigo, nós que te acompanhamos e nem vamos fazer concurso,não estamos mais conseguindo ler tanta besteira.Antes que me atirem pedras um aviso :não sou concursada, sou contratada e não tenho nenhum problema de consciência com isso.

Anônimo disse...

Elizeu, boa noite.

Depois que transbordaram essa cx de textos com reclamações e protestos,resolvi enviar pra vc e os amigos do blog um verso de música/poesia linda, linda!

"Deixa desaguar tempestade
Inundar a cidade
Porque arde um sol dentro de nós
Queixas sabes bem que não temos
E seremos serenos
Sentiremos prazer no tom da nossa voz...

Que importa se o tempo lá fora vai mal
Que importa...

Se há tanta lama nas ruas
E o céu é deserto e sem brilho de luar(...)

Aí é que o bem vence o mal
Deixa a chuva cair,
que o bom tempo há de vir..."

(pra quem se interessar, o poema musical se chama Lama Nas Ruas e podem ouvi-lo completo na voz de Diogo Nogueira, o sambista lindo!)

Amigos queridos, amanhã é sábado, depois é domingo, estudem em paz e ouçam música,vão perceber que isso ajuda a entender melhor os conteúdos de qualquer concurso.

Abraço grande

mulhres de Niteroi disse...

Querida educadora, creio que se houve algum comentário, não foi para atingir em modo algum as professoras contratadas, porque vocês são fundamental na educação, é vocês que fazem a diferença.
Minha irmã é professora contrada de duas escola municipal de Niterói, e sei o quanto tem trabalhado para cobrir greve de professores,para ensinar aos alunos de professores concursados, não conseguiram alfabetizar, pois crianças especiais e elas não tem paciência e ai chegam vocês. parabéns!!!
"Criar é dar forma ao próprio destino." (Albert Camus)

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o anônimo das 18:42 parabéns pelo comentario.

Anônimo disse...

Caro Elizeu, ao ver as cartas postadas no blog, vi que existem várias situações e que cada um puxa a sardinha para o seu lado. Porém eu estou muito chateada com essa situação. Imagina, o professor antigo, sempre foi chacoalhado,"tapa buraco"(nosso caso atual) Imagine quando comecei a trabalhar minha escola era como a música de Vinícius de Morais Uma casa muito engraçada. Não tinha sequer um mimeografo, e eu recorria a uma escola da rede estadual para imprimir as folhas e montar caderno cartilha para meus alunos.Esse era o recurso usado para alfabetização. Época difícil, às vezes não recebia nem o salário mínimo.Tudo era precário. Mas o aprendizado era muito bom, as crianças se empolgavam ao ver cada folhinha colada em seu caderno. Os anos passaram. Estudei um pouco mais e como esse era o único meio na época de se conseguir uma vaga devido a situação politica achei mais do que justo pegar um desvio de função. E agora eis a questão:a empolgação, o pique, o estímulo, a paciência, a vontade de começar já não é a mesma. Aí me perguntam: por que não se aposenta. Imagina, eu ganharia hoje R$1.100,00.
Bom! Os professores esperam o enquadramento e o que adianta se o cálculo é feito em cima dos 80 maiores salários desde 1994 (Lei 10887/2004, a que não nos dá a paridade). Acredito que tão justo quanto se diz o desvio, seria calcular a nossa aposentadoria com os nossos proventos integrais como determina a EC. 47/2005, e que nos garante a paridade com os ativos.

Anônimo disse...

Nestor os diretores também precisam ter curso superior.

Anônimo disse...

O que são funcionários estáveis? São aqueles indicados por políticos (vide a Sec de Educ) que nunca prestaram concurso e que hj procuram tripudiar sobre os desviados? Ah, eles passaram sim, pelo crivo de seus padrinhos políticos e hj assumem os mais altos cargos do município! Concordo que desvio é ilegal, mas dar comando a quem não é concursado e... ainda por cima desviá-lo de função!!!!!! Isso é legal!!! QUEM TEM PADRINHO NÃO MORRE PAGÃO, e ainda pode levar a família e amigos pra uma boquinha tb!

Anônimo disse...

Não me importo em voltar a minha função de origem, mas quero salário digno de quem tem tempo na Rede e qualificação.PLANO DE CARREIRA JÁ!!!!!

Anônimo disse...

Anônimo das 11:45 eu sou professora concursada e os cargos de confiança sempre foram de livre nomeação. Bater contra isso é desviar a atenção, pois isso nada tem a ver com desvio de função.

FUNCIONÁRIA QUE ESTAVA DESVIADA... disse...

Ao Robson!!!!
Sábias palavras e bela colocação.Mas não podemos levar um conta todas as opiniões postadas aqui, as pessoas já se acustumaram a olhar apenas o próprio umbigo, sem querer saber da legalidade, legitimidade e justiça. Querem sempre dar o famoso jeitinho pra tudo. Mas graças a DEUS Nestor prefere jogar no time da justiça e da legalidade. O concurso é apenas um cumprimento da lei, e bem tardio, mas, que está provocando muito frisson no municipio. O desvio de função dos professores termina e os mesmos voltam a ocupar a função a qual prestaram o concurso, logo, não podem ficar zangados. A casa está sendo arrumada e quando arrumamos a casa, num primeiro momento tiramos trudo do lugar e aos poucos as coisas vão voltando a seus lugares e tudo se acalma. PARABÉNSSSSSSSSS, POIS VOCÊ É SHOW.

Santos disse...

O povo tem que estudar muiiiiiiiiittto.Chega a dar arrepios a leitura da maioria dos textos postados aqui.
"Não importa se é legal ou não,o importante é que eu não fique prejudicado...".Esse é o pensamento de um grande número de funcionários(contratados ou não).
Talvez seja o hábito de agir de maneira errada por muito tempo,sei lá.O povo se acostuma.
Em relação aos desvios,todos "levaram vantagens"(quem desviou e quem foi desviado),agora,acabou.
Vamos tentar colocar Magé no caminho certo para que mais tarde não voltemos a uma situação conflituosa como essa.
Depois de tanto esforço para acabar com a baderna que reinava aqui,não podemos retroceder.

Anônimo disse...

"Vamos tentar colocar Magé no caminho certo para que mais tarde não voltemos a uma situação conflituosa como essa.
Depois de tanto esforço para acabar com a baderna que reinava aqui,não podemos retroceder." Faço minhas as palavras do leitor Santos.Corretíssimo!

Anônimo disse...

O QUE EU GOSTARIA DE SABER SE TBM OS FUNCIONÁRIOS QUE ESTÃO EM DESVIOS, DENTRO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RETORNARÃO AOS SEUS CARGOS? OU SERÁ QUE SOMENTE OS PROFESSORES II DESVIADOS PARA I?

Anônimo disse...

Concordo com o anomino das 15:16,se for para retornar a função de origem deverá ser para todos ,pois não existe lei seguida pela metade.
Vamos ficar de olho,se isto acontecer vamos agendar uma audiencia com a secretaria de educação e prefeito,acho que demos o voto da mudança e para isto precisamos ser ouvidos,creio que até agora não nos reuniram em nehum distrito ou por distrito junto ao sindicato para ouvir as principais reenvidicações da classe,sei que Sandra do sindicato tem tentado ,mas até agora não vemos retorno.
Outra duvida que surgiu durante este edital é sobre o cargo de especialista ,segundo o regimento deverá ser pedagogo ou possuir pós graduação na area de supervisão ,orientação educacional ou pedagogica.
Muitas de nós precisamos de respostas e esta banca não nos dá retorno.abraços

Anônimo disse...

Ao anônimo das 15:55...
Faço das suas as minhas palavras, se o desvio vai vir que seja para todos. Não existe lei pela metade. Estarei atenta se ver algum desvio, para agendarmos uma reunião com Nestor.
Já fiquei sabendo que "amigos e afilhados" de Sandra permanecerão no desvio. Inclusive uma amiga já me disse ter a vaga dela certa!
Elizeu obrigada por sempre nos ajudar!

Anônimo disse...

Tem muita gente confundindo funcionário cedido com funcionário desviado. Mas isso é Magé, terra onde é normal confundir rifle de caçar rolinha com bife de caçarolinha.

Anônimo disse...

SINCERAMENTE ACHO QUE OS FUNCIONÁRIOS DESVIADOS TERÃO MUITO MAIS FACILIDADE DE PASSAR NO CONCURSO, POIS TRABALHAM COM A MATÉRIA ESPECÍFICA DE SUA ÁREA. O SEGREDO É INTERPRETAR BEM AS QUESTÕES APRESENTADAS E ESCOLHER A RESPOSTA MAIS LÓGICA. ESTUDAR BASTANTE FACILITA A INTERPRETAÇÃO. VAMOS MOSTRAR PARA MAGÉ QUE A EDUCAÇÃO ESTÁ SEMPRE EM 1º LUGAR E QUE NÓS PROFESSORES ESTAMOS PREPARADOS PARA O CONCURSO E PARA A FUNÇÃO.

Anônimo disse...

Caro Elizeu!!!!!!!
Tudo que está acontecendo está correto, o que me preocupa é que corremos o risco de muitos professores que já estão acostumados com o desvio, achar que pode fazer o que lhe convém, digo: trabalhar quando sentir vontade, sem responsabilidade, compromisso... me preocupa se por raivinha, não se importar com os filhos dos outros.
Sou diretora e as vezes tive que chamar a atenção de alguns professores por faltar várias vezes, e sabemos que é por que não estava com vontade.
Espero que os desviados não queiram se vingar, prejudicando quem não tem nada a ver com isso, pois sabemos que isso pode acontecer.
Outro assunto que está em discussão, é que os contratados esperavam sair após o concurso, e não agora. Não poderia acontecer desta forma?
Me entristece saber que pessoas maravilhosas que trabalham comigo, correm o risco de sair.

Desde já agradeço pela paciência, e lhe desejo uma boa noite!

OBS: Como não tem o nº de especialista suficiente, como fica a situação das especialistas do desvio? Preciso saber, pois não sei o que dizer para a especialista que trabalha comigo.

Anônimo disse...

Interessante dizer para todos que em qualquer área que houve desvio de função, aconteceu que não havia núme-
ro de profissionais adequado na época para assumir determinadas funções.Ago
ra vocês esquecem que quando um pro-
fissional passa a exercer uma função que não é sua,ele exige mais de si de acordo com o segmento a ser trabalha-
do exige mais atenção e tempo que a função originará sem que , para tal desiderato, receba qualquer diferença salarial.
-mesmo que não se encontre amparo na lei ,o Juiz não pode deixar de proferir uma decisão alegando que a lei é omissa devendo basear sua decisão na analogia ,costumes e nos princípios gerais do direito.
"TRIBUNAL de CIDADANIA" pode decidir de forma favorável aos servidores utilizando balizas estabelecidas nos princípios ...
Sumula 377,in verbis.